UFC sedia III Seminário sobre Representação Temática da Informação

Logo SertinfO Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará realiza, na próxima terça-feira (26), o III Seminário sobre Representação Temática da Informação (SERTINF). O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá das 14h às 18h no Auditório Rachel de Queiroz, localizado na área 2 do Centro de Humanidades da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica). Os interessados devem fazer inscrição via formulário eletrônico.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conferir palestras cujas temáticas englobam a representação e a organização da informação no âmbito dos vocabulários; audiodescrição e acessibilidade; dados conectados abertos e representação do conhecimento; iconografia e análise de imagens; e indexação de jornais. A atividade é organizada pelos estudantes do quarto semestre do Curso de Biblioteconomia e pelo Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI), vinculado ao Departamento de Ciências da Informação e coordenado pela Profª Virgínia Bentes.

PROGRAMAÇÃO – A primeira palestra será ministrada às 14h30min, por videoconferência, por Diego Andrés Ferreyra, bibliotecário e professor da Universidade de Buenos Aires, que apresentará o “Software TemaTres para a construção de vocabulários terminológicos”.

A temática sobre a “Contribuição dos saberes em indexação para a audiodescrição” será apresentada logo em seguida pela bibliotecária Clemilda dos Santos Sousa, da Seção de Atendimento da Pessoa com Deficiência (SAPD) da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC.

As bibliotecárias Carmem Lúcia Araújo e Fernanda Azevedo, do Sistema Verdes Mares, também estarão presentes ao encontro para falar sobre “Indexação de jornal e eficácia na recuperação da informação”. Às 16h, a bibliotecária iconógrafa da Plataforma de Educação do Sistema Ari de Sá de Ensino (SAS), Nadine Urçulino, apresentará a palestra “Iconografia: análise e indexação de imagens”.

A última palestrante da tarde será a docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sandra Siebra, que discorrerá sobre “Dados conectados abertos e representação do conhecimento”.

Fonte: Profª Virginia Bentes, do Departamento de Ciências da Informação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.