Semana de Saúde Coletiva celebra 60 anos do Movimento Sanitarista da UFC

Imagem: arte de divulgação do evento com foto da fachada da reitoria da UFCO Departamento de Saúde Comunitária e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará realizam, a partir desta quarta-feira (27), a Semana de Saúde Coletiva. A atividade seguirá até sexta-feira (29) com homenagens, palestras e debates sobre o surgimento do Movimento Sanitarista da UFC e o ensino da medicina no atual contexto sanitário.

Gratuito e aberto ao público, o evento tem o objetivo de celebrar os 60 anos de criação do Instituto de Medicina Preventiva (IMEP) e os 25 anos do PPG em Saúde Pública da UFC. De acordo com os organizadores da atividade, o IMEP foi criado em 1959 com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se propor um sistema de saúde mais inclusivo e um ensino médico com práticas inovadoras, que não fossem centradas apenas no diagnóstico e no tratamento de doenças, mas também na promoção e na prevenção de enfermidades.

“A despeito de seu curto período de existência (foi extinto em 1969), o IMEP semeou ideias e ideais transformadores na UFC e no Ceará, fez surgir outros órgãos e movimentos, como o Departamento de Higiene e Medicina Preventiva, Departamento de Saúde Comunitária, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e a Pós-Graduação em Saúde Pública [na UFC]”, destacam.

HOMENAGENS – Durante a Semana de Saúde Coletiva, serão homenageados ex-professores que contribuíram com o Movimento Sanitarista da UFC. Os docentes Joaquim Eduardo de Alencar (in memoriam) e Maria Auxiliadora de Souza (in memoriam) darão nome ao auditório do novo Departamento de Saúde Comunitária (DSC) e à Biblioteca de Saúde Coletiva do DSC, respectivamente. Na ocasião, a professora emérita Maria Zélia Rouquayrol também receberá homenagem do evento pela dedicação ao tema.

As atividades da Semana de Saúde Coletiva ocorrerão nas novas instalações do Departamento de Saúde Comunitária, localizado no 5º andar do Bloco Didático Prof. Ronaldo Ribeiro (Rua Papi Júnior, 1223, Porangabuçu). A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: Departamento de Saúde Comunitária – fone: (85) 3366 8044