Show reúne lançamento de EP do Prof. Henrique Beltrão e do livro de sua filha Flora Beltrão

Capa do EP A Casa do Tempo, de Henrique Beltrão - uma ampulheta em marca d'água ao fundo de um quadro vermelhoO show A casa do tempo marca o duplo lançamento do EP A casa do tempo 1, do poeta, compositor, radialista e professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, Henrique Beltrão, e do livro O menino que não tinha medo de monstros, obra de estreia de Flora Beltrão, sua filha de 7 anos. O evento ocorre neste sábado (30), às 19h, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC (Av. da Universidade, 2346, no Benfica), em Fortaleza. A entrada é gratuita.

Henrique Beltrão explica que o projeto A casa do tempo envolve dois momentos. No primeiro EP estão as três melodias feitas por diferentes artistas para o poema “Tempo”: Daniel Sombra, Wanderley Freitas e Wilton Matos. Com arranjos do maestro Ellis Mário e direção musical de Rogério Franco, o trabalho transita da interpretação de Daniel Sombra, cantor lírico, ao rock de Wilton Matos, passando pelo dueto entre Beltrão e Wanderley Freitas. “Tempo” foi publicado originalmente no primeiro livro de Beltrão, o Vermelho (2006).

A casa do tempo, a ser lançado no início de 2020, trará as três melodias distintas para o poema “A casa”, também do livro Vermelho. Nele as vozes de Simone Guimarães e Fagner se somam às de Henrique e do pequeno João Franco, de 11 anos, filho do parceiro Rogério Franco. Participam ainda a jovem Dora Lima e seu pai, Paulo Branco, também parceiro de Beltrão.

Sobre o livro O menino que não tinha medo de monstros, ele conta que foi narrado por Flora para a mãe, que gravou para posterior transcrição do pai. Essa gravação original em celular se encontra disponível no YouTube e o link e o QR Code correspondentes estão no livro. Ambos os pais confiaram o projeto gráfico a Wellington Jr., que assina também a capa e o encarte do EP A casa do tempo 1 e 2.

O show contará com o repertório dos dois EPs, a presença de diversos parceiros e parceiras de Henrique, com destaque para as crianças: João Franco, que canta com Beltrão; Mel Damasceno, que recita poema do autor feito para a ocasião, e Flora Beltrão, que lerá a história de seu primeiro livro, à venda no local. O EP será disponibilizado gratuitamente em diversas plataformas digitais. O evento conta com apoio da ADUFC e da Rádio Universitária FM.

Capa do livro de Flora BeltrãoSOBRE FLORA – Henrique conta que desde bem pequena, motivada pelo pai e pela mãe, Flora Martins Beltrão faz versos e melodias, cria e conta histórias, fala de maneira rica o português e tem ligeiras noções de francês, língua em que fez breve participação no samba “Dainah”, composto nessa língua por Ellis Mário e Henrique Beltrão, gravada no CD Mutirão (2017), dos dois artistas, e encartado na revista Mutirão 3, que reúne, além da música deles, fotografia, colagem, HQ, prosa e poesia.

A menina convive com o bilinguismo (devido ao pai bilíngue, formador de professores de francês) e com as artes, especialmente música e poesia, desde a barriga da mãe, a psicóloga, pesquisadora e professora universitária Karla Patrícia Martins Ferreira, docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desde pequena, Flora frequenta os shows do pai e os estúdios da Rádio Universitária FM 107,9, emissora na qual Henrique Beltrão produz e apresenta o Todos os Sentidos e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz, projetos de extensão da UFC e programas da Universitária FM.

Fonte: Prof. Henrique Beltrão, poeta, compositor, radialista e docente do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.