Procurar no portal

Reitor recebe delegação de atletas da UFC e assegura mais investimentos no desporto em 2020

Foto do reitor Cândido Albuquerque com os estudantes-atletas da UFC na escada do Salão Nobre da ReitoriaA delegação de estudantes-atletas do Desporto Universitário da Universidade Federal do Ceará foi recebida, na tarde dessa quinta-feira (28), pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, e, além dos bolsistas do Programa de Incentivo ao Desporto, contou com a presença da equipe técnica do programa e de membros da administração superior. Na reunião, o reitor assegurou mais investimentos na área. 

Entre as modalidades esportivas, havia representantes dos times da UFC de futebol masculino e feminino (futsal, beach soccer e futebol 7), basquete feminino (categoria 3x3), vôlei de praia feminino, karatê e paranatação. Ao se dirigir aos atletas e dirigentes, o Prof. Cândido Albuquerque os parabenizou pelas conquistas recentes e assumiu o compromisso de atender às demandas do programa de incentivo ao desporto universitário.

O reitor citou que incluirá, no seu plano de gestão para 2020, dentre outras ações, a reforma da pista de atletismo e de outras instalações do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da UFC. 

“É preciso marcar e registrar que nós temos muito orgulho de vocês, que são um grande exemplo a ser seguido. Pela estrutura que a gente tem do ponto de vista financeiro, nós teremos condições de dar um apoio bem maior para vocês no ano que vem. É preciso que tenhamos uma visão específica sobre isso, para que vocês possam ter um ambiente propício para brilhar, como têm feito até agora”, concluiu o reitor.     

Veja mais fotos da reunião no Flickr da UFC

Foto da atleta Marieta Sales segurando um troféu e com duas medalhas no peitoAs solicitações de investimentos foram trazidas pelos próprios atletas. Marieta Sales, atleta da equipe de futsal feminino e estudante do Bacharelado em Educação Física da UFC, trazia as medalhas recebidas por ela e seus colegas e enfatizou a importância do reforço na infraestrutura da Universidade para que mais conquistas sejam alcançadas pelos atletas da UFC.

Ela terminou a licenciatura no semestre passado e pretende trabalhar como educadora física no futuro, a partir das experiências adquiridas no desporto universitário. “Para mim, a UFC abriu uma porta para praticar uma modalidade pela qual eu tinha encanto desde criança. Então, poder praticar isso de forma sistemática e representar a Universidade é uma emoção muito grande, por estar dentro de quadra, de campo ou até na areia. Tudo que aprendi aqui na UFC vou levar para a vida”, compartilhou. 

O coordenador de Atividades Desportivas da UFC, Wildner Lins, ressaltou o papel positivo do esporte na formação dos estudantes, e também a maneira como a Instituição tem evoluído no setor. Ele destacou os bons resultados da Instituição na última edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), sediados em Brasília (DF), e a terceira colocação da UFC entre as instituições públicas e o nono lugar geral no Troféu Eficiência, da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU)

“Em âmbito mundial, as universidades não enxergam o esporte como algo importante na vida acadêmica. Só que a UFC, de uns tempos para cá, começou a conseguir visibilidade e hoje estamos entre as dez universidades do País na área do desporto. É uma política que a Universidade abraçou e a gente espera que tenha continuidade”, afirmou Wildner. 

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, assinalou como o esporte auxilia a juventude no rendimento acadêmico e a lidar com problemas como a depressão. A pró-reitora também se colocou à disposição dos estudantes-atletas para ouvi-los e acolhê-los no cotidiano de treinamentos e de torneios.

“A gente sabe que vocês dão tudo de si e que levam o nome da UFC de uma forma brilhante e orgulhosa. Esse programa, além de formar atletas e de fazer a relação de pertencimento, forma lideranças. Vocês são exemplo de como a Universidade pode ter projetos que inserem o aluno, estimulam os estudos, e são nossos campeões”, declarou a Profª Geovana.    

Também participaram do encontro a equipe de gestão da Coordenadoria de Atividades Desportivas da UFC, com o coordenador do Núcleo de Futebol e de Esporte de Rendimento, Clovandi Costa; o assistente em administração Pedro Torres e a técnica desportivo Raquel Melo. 

Leia maisUFC é a 3ª do País no desporto entre as universidades públicas

Atleta da UFC é ouro no karatê nos Jogos Universitários Brasileiros

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300