Arteterapia: projeto de extensão Escola Arte Livre da UFC inaugura exposição na terça-feira, dia 3

Imagem: Tela com pintura multicolorida produzida no ateliê (Foto: Divulgação)A Escola Arte Livre, projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, inaugura a exposição Vivências em ateliê de arte, na próxima terça-feira (3), às 13h, no Centro de Atenção Psicossocial Geral (CAPS) da Regional III (Rua Pastor Samuel Munguba, 1269, no bairro Rodolfo Teófilo, em frente ao Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC), no Campus do Porangabuçu.

As atividades da escola são desenvolvidas em parceria com o curso de licenciatura em Artes Visuais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e a Prefeitura de Fortaleza. A Escola Arte Livre oferece curso de iniciação ao desenho e à pintura, bem como vivências em ateliê de arte para pacientes usuários dos serviços de saúde mental e estudantes de Medicina, envolvendo a participação de médicos, artistas plásticos, psicólogos e arteterapeutas. A exposição reunirá trabalhos realizados ao longo do semestre.

O projeto se inspira em precursores do uso terapêutico da arte, como o artista britânico Adrian Hill, que utilizou pela primeira vez o termo “arteterapia”, em 1940, e a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento de pacientes com transtornos mentais ao criar ateliês de pintura e modelagem no Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, em 1946. Em 1952, ela criou o Museu de Imagens do Inconsciente.

Assim, o projeto Escola Arte Livre tem como objetivos incrementar a saúde mental de estudantes e pacientes, humanizar o Curso de Medicina, diminuir o estigma em relação aos transtornos mentais e habilitar psicossocialmente os pacientes.

As pessoas interessadas podem acompanhar informações sobre a Escola Arte Livre no Instagram do projeto (@escolaartelivreufc).

Fonte: Profª Lia Sanders, coordenadora do projeto e docente de Psiquiatria do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC – fone: (85) 3366 8052