Reitor e vice-reitor empossam Profª Janaína Castelo Branco como nova procuradora-geral da UFC

Foto posada do reitor Cândido Albuquerque, da procuradora Janaína Castelo Branco e o vice-reitor Glauco LoboO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, deram posse, na tarde desta segunda-feira (2), à Profª Janaína Soares Noleto Castelo Branco como a nova titular da Procuradoria-Geral da Instituição. A cerimônia ocorreu no Gabinete do Reitor, onde houve a entrega do termo de posse do cargo.

O reitor Cândido Albuquerque agradeceu à Profª Janaína Castelo Branco por ter aceitado o convite e a parabenizou por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora-geral na história da Universidade. O reitor desejou sucesso à procuradora na missão de interpretar o interesse público e de conduzir os assuntos jurídicos da UFC. “Hoje é importante ter alguém na Procuradoria que tenha cultura jurídica elevada, e mais do que isso, tenha sensibilidade para conduzir os interesses da Universidade, buscando a melhor solução”, afirmou o Prof. Cândido Albuquerque.

Veja outras imagens da posse no Flickr da UFC 

Docente do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da UFC, há 16 anos Janaína Castelo Branco também tem atuado como Procuradora Federal no Ceará da Advocacia-Geral da União (AGU). A agora Procuradora-Geral da UFC salienta que aceitou “um convite irrecusável”. Ela defende que mais mulheres assumam cargos de direção e postos de comando na sociedade. Com a nova função, irá assessorar o reitor e a administração superior; analisar documentos legais, como contratos, convênios, regularidade de processos seletivos, resoluções, entre outros.

“É uma alegria imensa e um desafio muito grande profissionalmente assumir a Procuradoria-Geral. Já é uma matéria com a qual tenho afinidade, por ter atuado no contencioso da UFC. Agora venho para o lado de cá, do consultivo. Quero exercer um papel de relevância para a nossa Instituição e estou à disposição de todos os setores da Universidade”, declarou a Profª Janaína.

CURRÍCULOJanaína Soares Noleto Castelo Branco é graduada (2002), mestra (2005) e doutora (2018) em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Tem especialização em Direito Público (2010) pela Universidade de Brasília (UnB). Há 16 anos, atua como Procuradora Federal no Ceará da Advocacia-Geral da União (AGU), representando todas as autarquias e fundações públicas no Estado. Desde 2008 leciona na Faculdade de Direito da UFC, no Departamento de Direito Processual. É autora do livro Advocacia pública e solução consensual dos conflitos, oriundo de sua tese de doutorado e com segunda edição lançada pela Editora Juspodivm.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331