Agência UFC: publicação internacional aponta fatores para prever violência doméstica entre crianças e adolescentes

Punho fechado em foco, e uma menina sentada ao fundo escondendo o rostoUm artigo publicado na revista Vulnerable Children and Youth Studies (na tradução, Estudos sobre Crianças e Jovens Vulneráveis) ajuda a identificar os fatores (os chamados preditores) que podem prever o risco de ocorrência da violência doméstica entre crianças e adolescentes, fenômeno complexo com muitas causas e elevados indicadores, mas pouca visibilidade. Para isso, a publicação dividiu os preditores em dois grupos: ser vítima ou ser promotor da violência (nomeado na pesquisa como perpetrador).

“Quando encontramos os determinantes, no caso aqui os preditores, temos como alertar aqueles que criam as políticas sociais, dando pistas dos aspectos que devem ser trabalhados para evitar que mais crianças e adolescentes promovam ou sofram violências”, explica Adriano Ferreira Martins, enfermeiro, mestre em Saúde Pública pela UFC e um dos autores do artigo.

A matéria completa sobre a pesquisa está disponível no site da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331