ICA realiza projeto de preservação de seus acervos; Doc. Teatro Ricardo Guilherme foi prioridade em 2019

Imagem: Foto onde se vê uma mulher com luvas passando um pincel para limpar livro antigoO projeto Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão dos Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC, iniciado em 2019 com o objetivo de preservar e difundir as coleções e acervos artísticos e culturais da unidade, finaliza o ano com avanços e resultados positivos. O projeto foi premiado no VII Edital das Artes de Fortaleza - 2018, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), e é realizado pelo Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC, em parceria com a Fundação ASTEF. 

Um dos acervos mais importantes do projeto, o Doc. Teatro Ricardo Guilherme, constituído por fotos, livros e documentos doados à UFC em 2010 pelo ator, dramaturgo, pesquisador e professor recém-aposentado da Universidade Ricardo Guilherme, teve seus resultados parciais apresentados na última segunda-feira (2), na Materioteca do ICA.

Durante o ano de 2019, o Doc. Teatro Ricardo Guilherme foi centro de um trabalho de higienização, acondicionamento, catalogação e inventário, realizado por uma equipe multidisciplinar de oito bolsistas da UFC: Ana Clara Morais (Filosofia), Andrêza Hanna de Almeida (Biblioteconomia), Andressa Glenda Carneiro (Biblioteconomia), Crisna Sampaio (Design-Moda), Geferson Fontes (Cinema e Audiovisual), Kennedy Filho (Teatro), Letícia Soares (Teatro) e Maria Martins (Design-Moda).

Para o desenvolvimento das atividades, os bolsistas participaram de duas formações: a primeira de Higienização e conservação preventiva de acervo, e a segunda, de Documentação museológica, contando com parceiros como o Memorial da UFC, o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Sistema de Bibliotecas da Universidade e os arquivistas Ana Isabel Ferreira e Felipe Imagem: foto de um professor falando para o público de bolsistas do projeto em uma sala de aulaTeixeira.

Na última segunda-feira (2), parte da equipe envolvida no projeto apresentou os resultados parciais do trabalho e realizou entrevista com Ricardo Guilherme para entender o processo de constituição do acervo. Em nove meses de trabalho, os bolsistas higienizaram 45% de todo o acervo, cerca de 5.193 itens, dentre eles documentos sobre o Teatro Cearense (3.067 itens), o Curso de Arte Dramática (297 itens), o Teatro Brasileiro (1.665 itens) e sobre o próprio Ricardo Guilherme (164 itens), além de realizar o inventário bibliográfico, que contabilizou 1.792 publicações.

O projeto terá continuidade no ano que vem, quando iniciará sua segunda etapa, que consiste em digitalizar os documentos e disponibilizá-los através de um portal on-line.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: (85) 3366 9222 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.