UFC participa de lançamento de parceria entre universidades e mercado financeiro

Reitor da UFC e representantes do mercado finaceiroA Universidade Federal do Ceará, representada pelo vice-presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Paulo Aragão, acompanhou o lançamento do programa Lift Learning, ocorrido no último dia 28, em Brasília. Trata-se de um laboratório de inovação no qual universidades e instituições financeiras poderão atuar em parceria, a fim de desenvolver soluções de inovação para a área de finanças. A iniciativa é do Banco Central (BC) e da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (FENASBAC).

"Ao Banco Central, interessa que o sistema financeiro seja modernizado e isso será feito com inovação tecnológica. O Lift Learning é uma espécie de incubadora de projetos de inovação da área financeira desenvolvidos nas universidades", explica Paulo Aragão.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao participar da cerimônia, ressaltou que o programa vai preparar os estudantes para desafios do mercado financeiro, além de acelerar o processo de transformação digital do setor.

"Nos próximos três ou quatro anos, vamos ter um sistema financeiro muito mais tecnológico, muito diferente do que temos hoje. Esse processo de incorporação tecnológica no sistema financeiro nacional tem reflexos muito importantes na economia, na transmissão e alocação de recursos", afirmou.

Segundo o presidente do BC, o objetivo é incentivar e acelerar o desenvolvimento dos projetos selecionados, aproximar a academia e entidades com necessidades específicas de desenvolvimento de soluções relacionadas ao Sistema Financeiro Nacional, além de fomentar, no meio acadêmico, o empreendedorismo e a criação de startups relacionadas ao sistema financeiro, por estudantes e pós-graduados.

A ideia é que as empresas possam contar com o apoio de universidades, criando oportunidade de aprendizado experiencial e fomentando o empreendedorismo na formação dos estudantes.

A parceria ocorrerá com o oferecimento de incentivos pelas empresas participantes e também na forma de prêmios e bolsas de pesquisa ao meio acadêmico, como por meio de agências de fomento. O primeiro ciclo da iniciativa ocorrerá em 2020.

O programa deriva do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), um laboratório virtual lançado em maio de 2018 com o objetivo de viabilizar e promover protótipos de inovação financeira e tecnológica para o Sistema Financeiro Nacional.

A diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros, explicou como funcionará o Lift Learning. O primeiro passo foi o lançamento da agenda BC#, que reúne as ações estratégicas do BC para os próximos anos.

"Diante dessa agenda estratégica, as instituições financeiras apresentam desafios ou problemas específicos a serem solucionados. Então, o Instituto FENASBAC constrói um arranjo de cooperação entre as instituições financeiras, as universidades, as agências de fomento e o Banco Central para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas. As pesquisas buscarão soluções para os desafios e problemas levantados pelas instituições financeiras. Ao final do projeto, os resultados serão apresentados para as instituições demandantes e um artigo científico será elaborado pelos alunos participantes", disse.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331