Servidores participam de treinamento sobre a ferramenta Power BI Essentials até sexta-feira (13)

Imagem: Professor apontando o quadro expositivo em sala de aula, com alunos sentados nas cadeiras, assistindo à aula (Foto: Viktor Braga/UFC)Teve início na manhã desta segunda-feira (9) o treinamento in company Power BI Essentials, que visa capacitar servidores da Universidade Federal do Ceará a utilizar o software Microsoft Power BI como ferramenta para organização e análise de dados que subsidiarão a alta administração no processo de tomada de decisões.

O público da capacitação, que segue até sexta-feira (13), abrange servidores das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração (PROPLAD), de Gestão de Pessoas (PROGEP), de Relações Internacionais (PROINTER), de Assuntos Estudantis (PRAE), de Extensão (PREX), de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), além da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI).

De acordo com Isaías Garcez, instrutor responsável pelo curso, os servidores terão acesso à metodologia de Business Intelligence através da ferramenta da Microsoft. "Os participantes estarão aptos a desenvolver a captura, a transformação e o relacionamento de dados, além de cálculo de métricas, através de uma apresentação interativa e de exercícios práticos", aponta.

Para o próximo ano, está prevista a abertura de novas turmas para capacitação interna na ferramenta.

SAIBA MAIS ‒ O treinamento é uma das etapas iniciais do Projeto-Piloto de Implementação do Painel de Informações Gerenciais da UFC. Trata-se de uma iniciativa para construção de painéis com informações estratégicas a fim de auxiliar no processo de tomada de decisão com visualização prática e funcional dos mais importantes dados institucionais. O painel terá acesso público e irrestrito, gerando maior clareza e transparência.

Para conduzir o projeto, foi designada, através da Portaria nº 186, de 2 de dezembro de 2019, uma comissão com membros de todas as Pró-Reitorias, Instituto Universidade Virtual, STI e CCSMI.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração ‒ fone: (85) 3366 7876