DAUD promove evento em parceria com universidade portuguesa e ciclo com geração migrante

Imagem: cartaz do eventoO Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da Universidade Federal do Ceará, por meio do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU), promoverá o evento Arquitetura e Transculturação: conexões transatlânticas. A atividade ocorrerá na sexta-feira (13), de 9h às 12h30min, no Museu de Arte da UFC (MAUC ‒ Av. da Universidade, 2854, Benfica), numa parceria do LoCAU com pesquisadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em Portugal.

De acordo com o organizador do evento, Prof. Ricardo Alexandre Paiva, o objetivo é promover e divulgar o debate sobre as pesquisas que têm como tema processos de transculturação no âmbito da arquitetura e urbanismo entre o Brasil, Portugal e países africanos; estimular o intercâmbio com outras universidades e pesquisadores nacionais e internacionais e estabelecer interfaces com a sociedade.

"Trata-se de uma oportunidade de criar espaços de divulgação das atividades realizadas, de consolidar parcerias internacionais e discutir os processos de transculturação pretéritos e contemporâneos entre Brasil, Portugal e África", acrescenta o docente.

O evento contará com uma mesa-redonda, na qual os pesquisadores abordarão diferentes temas que são objetos de suas pesquisas, e uma palestra intitulada "Portugal, algumas noções", a ser proferida por José Liberal de Castro, Professor Emérito da UFC.

O público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de arquitetura e urbanismo, design e áreas afins. Não há necessidade de inscrição.

Imagem: Cartaz do evento Geração MigranteGERAÇÃO MIGRANTE ‒ Já no dia 20, a partir das 16h30min, no auditório do DAUD (Av. da Universidade, 2890, Benfica), o LoCAU também promove, sob organização do Prof. Clevio Rabelo, também do DAUD, o ciclo de falas Geração Migrante, com ex-alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

O primeiro a falar será Vitor Cesar, que discorrerá sobre "Práticas indisciplinadas". Na sequência falam Tiago Guimarães, às 17h, sobre "Arquitetura, noite e sexualidade"; Diego Matos, às 17h30min, sobre "Arquitetura e curadoria em diálogo: Entrevendo, de Cildo Meireles (SESC Pompeia)"; e Valéria Jacinto, às 18h, sobre "Arquitetura hospitalar na Alemanha, Áustria e Suíça". Ao fim das apresentações dos convidados haverá um debate. Também não há necessidade de inscrição.

SOBRE O LoCAU ‒ As ações do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) têm como objetivo a realização de estudos e pesquisas sobre a produção e o consumo do espaço na contemporaneidade, à luz de uma perspectiva crítica e histórica das manifestações socioespaciais da arquitetura, do urbanismo e da urbanização. Incluem-se nesse escopo projetos de extensão e parcerias institucionais e de divulgação de conhecimento junto à sociedade.

Fonte: Prof. Ricardo Alexandre Paiva, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.