UFC promove mesa-redonda, GTs e homenagem na Semana de Direitos Humanos do Estado

Imagem: A Semana de Direitos Humanos segue até a próxima segunda-feira (16) com várias atividades dentro e fora da UFC (Imagem: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos (CDH-UFC), está participando da Semana de Direitos Humanos do Estado e, até a próxima segunda-feira (16), promoverá várias atividades dentro e fora da UFC. Os interessados em participar e receber certificado devem se inscrever pela Internet até o dia de cada atividade.

Nestas terça e quarta-feiras (10 e 11), das 8h às 17h, será realizado o Seminário do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, no Hotel Recanto Wirapu'ru (Av. Alberto Craveiro, 2222), em Fortaleza.

Já na quinta-feira (12), a programação ocorre nas dependências da UFC. Pela manhã, às 8h, haverá a atividade "Homenagem a Tia Marta, moradora do Diretório Central dos Estudantes (DCE)", no Auditório Prof. Antônio Martins Filho (Reitoria).

No mesmo local, às 9h, será realizada a abertura do evento, seguida de uma mesa-redonda, às 9h30min, sobre "Ensino, pesquisa e extensão em Direitos Humanos: desafios atuais". Estarão no debate a Profª Sandra Haydée Petit, coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses (NACE); o Prof. Luís Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC; e a Profª Zuleide Fernandes de Queiroz, docente da Universidade Regional do Cariri (URCA) e ativista social.

A programação segue à tarde, a partir das 14h, com a realização de vários grupos de trabalho. Os participantes poderão escolher um dos seguintes grupos, a serem mediados por um membro da CDH-UFC: Étnico-racial; Assédio moral e sexual; Pessoa com deficiência; Gênero e LGBTQ+. Os grupos se reunirão em salas da área 1 do Centro de Humanidades (Campus do Benfica).

A programação segue com outras atividades até o dia 16, quando será encerrada com o Seminário de Apresentação da pesquisa "Feminicídio: a dor de contar mortes evitáveis", na Assembleia Legislativa, às 14h30min. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site do evento.

O evento é uma realização da CDH-UFC, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.