UFC mantém conquista com a melhor posição do Norte e Nordeste no Índice Geral de Cursos

Imagem: Estudante encostada em uma parede próxima à biblioteca do Campus do Pici enquanto lê um livro (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará conquistou mais uma boa avaliação e obteve a melhor posição do Norte e Nordeste no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, importante indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). A UFC teve pontuação de 3,88, situando-se na faixa de nota 4, índice considerado "muito bom".

O dado, divulgado na última quarta-feira (11), é referente a 2018 e leva em conta apenas a categoria universidades (sem contar institutos, faculdades etc.). Quando considerada também a região Centro-Oeste, a UFC é a segunda melhor. No cenário nacional, ocupa a 16ª posição. Com o resultado, a Federal do Ceará mantém o bom desempenho da edição anterior, referente a 2017 (veja o gráfico ao lado).

No total, 2.052 instituições, públicas e privadas, foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC. Dessas, 2% obtiveram nota 5, a máxima; outras 21% obtiveram nota 4, caso da UFC; e a maioria, 63%, foi avaliada com nota 3.

Imagem: Gráfico com porcentagem das instituições de ensino em cada uma das cinco faixas do IGC (Imagem: Design/UFC)ENTENDA OS ÍNDICES – Um dos fatores para o bom desempenho da UFC no IGC foi sua performance em outro indicador, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), também divulgado pelo INEP na quarta-feira. Enquanto o IGC analisa a instituição como um todo, o CPC mede a qualidade de cada curso de graduação, separadamente.

Dos 17 cursos da UFC avaliados em 2018, 11 ficaram com CPC nota 4 (muito bom). São eles: Administração (integral), Administração (noturno), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito (noturno), Direito (integral), Psicologia (Campus de Sobral), Psicologia (Fortaleza), Secretariado Executivo e Ciências Contábeis (integral).

Seis cursos tiveram nota 3 no CPC: Ciências Contábeis (noturno), Ciências Econômicas (Fortaleza – integral), Ciências Econômicas (Fortaleza – noturno), Ciências Econômicas (Campus de Sobral), Administração Pública (EaD) e o curso temporário de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

O CPC avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito ENADE (desempenho dos alunos na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.

Já o IGC é composto pelo CPC e também o desempenho na pós-graduação (mestrados e doutorados), aferido através da nota CAPES (avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

ANÁLISE – O crescente desempenho que se evidencia ano a ano, desde 2014, reflete o trabalho que vem sendo feito pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), juntamente com as unidades acadêmicas, por meio das coordenações de curso, dos professores e dos estudantes que têm compreendido a importância do ENADE como processo de avaliação para melhoria da qualidade do curso. "O papel da PROGRAD tem sido o de orientar, sensibilizar e acompanhar os cursos de graduação nos processos avaliativos da Lei SINAES [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior] e, especialmente, quanto à importância do ENADE", explicou a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula Ribeiro.

A Reitoria anunciou que, em conjunto com a PROGRAD, vai conversar com coordenadores e diretores de unidades acadêmicas cujos cursos apresentaram deficiência na avaliação, com o objetivo de identificar as fragilidades e buscar as soluções necessárias. Segundo o reitor Cândido Albuquerque, "a UFC tem estrutura pedagógica, administrativa e de pessoal capaz de solucionar todos os problemas, permitindo que todos os cursos sejam bem avaliados no futuro".

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9410