Segurança: base da PM no Campus do Pici é reposicionada para atender mais rápido a comunidade

Imagem: foto de agentes da PM sentados em volta de uma mesa retangular, alguns usam computadoresEm acordo com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC-INFRA), a Polícia Militar do Ceará promoveu o reposicionamento estratégico de sua base no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, antes localizada na rua Abdenago Rocha Lima, 500 (próximo às residências estudantis).

Agora, segundo o comandante da 2ª Companhia do 18º Batalhão da PM, capitão Aurélio de Oliveira, a nova base está em área mais central do campus, próximo ao Centro de Ciências, ao Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). O objetivo é atender de forma mais rápida às eventuais ocorrências.

A presença da unidade da PM dentro do Campus do Pici é resultado de um acordo entre a UFC e o Governo do Estado. No futuro, o prédio da 15º Unidade Integrada de Segurança (UNISEG) será erguido pelo Estado, efetivamente, em terreno cedido pela Universidade.

Outro fator determinante para a mudança é a proximidade com a população que reside nas imediações do campus. Atualmente a Companhia conta com um efetivo de 246 agentes, responsáveis pela segurança dos aproximadamente 40 mil frequentadores diários do campus, e de mais sete regiões do entorno (Dom Lustosa, Autran Nunes, Henrique Jorge, João XXIII, Jóquei Clube e Bonsucesso, incluindo o bairro onde o campus está localizado). Ao todo, oito viaturas realizam o patrulhamento da região (sendo uma destinada exclusivamente para a ronda no Campus do Pici), com a possibilidade de aumentar esse número para 12 em casos especiais.

"A nossa presença aqui vai demonstrar que a Polícia Militar não é um corpo estranho na comunidade, nós somos parceiros". Além disso, devido aos projetos sociais oferecidos pela Polícia para crianças e jovens, dentro da Universidade, o comandante explica que "essa proximidade mostra para a sociedade que este espaço [a Universidade] é importante, e não deve ser depredado, e para as crianças e jovens, que não devem enxergá-lo como um lugar que eles nunca terão acesso, pois vão estudar e terão acesso à Universidade no futuro".

O Prof. Ademar Gondim, superintendente da UFC-INFRA, ressalta que "a Polícia Militar é parceira da Universidade nesta necessidade que temos de proteger e estar atento às pessoas que estão aqui".

EMERGÊNCIAS – No caso de qualquer emergência no interior dos campi da UFC, o membro da comunidade acadêmica deverá contactar a Divisão de Vigiância e Segurança por meio do telefone (85) 3366 9190.

PROJETOS – Outra novidade da área de segurança é um aplicativo que está sendo desenvolvido pela Polícia Militar e que contará com um espaço exclusivo para os membros da Imagem: foto do capitão Aurélio de Oliveira e do Prof. Ademar Gondimcomunidade universitária. O dispositivo encontra-se em fase de finalização, e a intenção é que esteja disponível para a comunidade ainda no primeiro semestre de 2020. De posse do aplicativo, o usuário poderá acionar o policial mais próximo em caso de emergência, além da possibilidade de fazer denúncias, registrar boletins de ocorrência e receber informações sobre segurança.

"A gente quer que os estudantes entendam o aplicativo não como uma ferramenta de monitoramento, mas de ajuda, como algo pertencente a eles", declara o comandante.

UNISEG – As Unidades Integradas de Segurança fazem parte do programa do Governo do Estado do Ceará intitulado Pacto por um Ceará Pacífico. A proposta da UNISEG, conforme disposto pelo Governo do Estado, é desenvolver com a Polícia Militar, dentro das comunidades, um serviço social que alcance crianças, adolescentes, adultos e idosos, e os qualificar como agentes multiplicadores no enfrentamento à violência nas áreas de maior vulnerabilidade.

Na unidade instalada no Pici são desenvolvidos projetos sociais, como o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), em que os policiais agem como mediadores de conflitos; e o Grupo de Segurança Escolar (GSE), que atua em parceria com as escolas para formação social do alunos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331