Agência UFC: ação promove reutilização de alimentos como possibilidade de renda e de educação

Bandeja com frutas segurada por mulherO reaproveitamento de alimentos está presente no Instituto da Primeira Infância (IPREDE). O Projeto Realimenta, fruto da parceria entre o IPREDE, o Programa de extensão Gastronomia Social da Universidade Federal do Ceará e o Mercadinhos São Luiz, vem gerando, além de renda, educação alimentar às mães que têm filhos atendidos no Instituto.

A ação promove cursos de fabricação de produtos alimentícios sem aditivos químicos a partir do reaproveitamento de alimentos doados pelo supermercado. Doces, geleias e farinha são algumas das várias possibilidades de produção que o projeto oferece.

O projeto foi idealizado pelo médico Sulivan Mota, presidente do IPREDE, que, firmando uma parceria com o Mercadinhos São Luiz, obteve acesso aos registros de alimentos considerados impróprios para comercialização no varejo, mas próprios para consumo. A partir disso, ele idealizou uma forma de evitar o desperdício desses alimentos e iniciou a busca por outras parcerias para a criação de um curso de fabricação de produtos alimentícios.

Assim, nascia o projeto de extensão com a proposta de proporcionar educação às mães, e, consequentemente, renda para a família. Além dos parceiros, a ação de extensão conta com o apoio dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Gastronomia da UFC.

Veja mais detalhes sobre o projeto no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331