Missa de sétimo dia do Prof. Manuel Furtado Neto será sexta (20), às 19h, na Paróquia da Paz

Imagem: Prof. Manuel Furtado era docente do Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)Será celebrada nesta sexta-feira (20), às 19h, na Paróquia da Paz (Rua Visconde de Mauá, 905, Aldeota), em Fortaleza, a missa de sétimo dia de falecimento do Prof. Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto, que era docente do Departamento de Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará.

Engenheiro de pesca por formação, ele foi pró-reitor de Assuntos Estudantis e diretor do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, além de secretário-adjunto da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará. Respeitado como professor e pesquisador e muito estimado por todos os que conviveram com ele, o Prof. Manuel Furtado faleceu aos 56 anos na noite do último sábado (14), Dia do Engenheiro de Pesca.

HOMENAGENS – Nessa segunda-feira (16), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa em alusão ao Dia do Engenheiro de Pesca, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao Prof. Manuel Furtado, enquanto imagens suas eram exibidas em um telão. Na mesma solenidade, a professora e atual coordenadora do Curso de Engenharia de Pesca da UFC, Profª Alessandra Cristina da Silva, também foi homenageada.

Outras entidades, como a Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), a Sociedade Brasileira de Ictiologia e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) divulgaram notas de pesar em suas redes sociais.

Na UFC, tão logo foi anunciado o falecimento do Prof. Manuel Furtado, o Departamento de Engenharia de Pesca, o Departamento de Biologia, o LABOMAR e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC declararam luto oficial de três dias.

SAIBA MAIS – O Prof. Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto nasceu em 4 de outubro de 1963, graduou-se em Engenharia de Pesca na UFC e obteve o título de Ph.D. em Biologia pela Memorial University of Newfoundland (MUN), no Canadá. Como professor associado da UFC, foi orientador de doutorado e mestrado nos programas de pós-graduação em Engenharia de Pesca do CCA e de Ciências Marinhas Tropicais do LABOMAR.

Respeitado cientista com estudos no Brasil e no exterior, possuía experiência nas áreas de políticas públicas para gestão de recursos pesqueiros e aquícolas; maricultura (cultivo de peixes marinhos); biologia e pesca sustentável de elasmobrânquios (tubarões e arraias); e genética populacional e sistemática molecular de camarões, lagostas, tilápias, dentre outros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331