Reitor e vice-reitor fazem balanço de quatro meses de gestão; assista ao vídeo do Rádio Debate

Imagem: O programa Rádio Debate recebeu, nesta quarta-feira (18), o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, para um balanço dos primeiros quatro meses de gestão (Foto: Viktor Braga/UFC)O programa Rádio Debate, da Universitária FM 107,9, recebeu, nesta quarta-feira (18), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, para um balanço dos primeiros quatro meses de gestão. Em pauta, questões como os desafios desse início de mandato e as perspectivas para o próximo ano.

À frente da Reitoria da UFC desde o dia 22 de agosto, o Prof. Cândido Albuquerque considerou "extremamente positivo" o início de gestão. Ele apontou como eixos prioritários para a Universidade o investimento em pesquisa, inovação e empreendedorismo.

A proposta, de acordo com ele, "foi muito bem recebida pela comunidade", que compreendeu a importância de uma nova política institucional. "Hoje a Universidade está pacificada, unida com o objetivo único de engrandecer essa universidade que é a UFC, de produzir ciência com impacto social", destacou.

Em 2020, a Administração Superior pretende criar uma Agência de Inovação, para incubar startups da instituição; retomar as obras paralisadas; reestruturar o Parque Tecnológico e criar um Departamento de Inteligência Artificial. O reitor considerou ainda prioritária a questão da acessibilidade, com reformas na estrutura física no Centro de Humanidades da UFC.

CENTRO DE APOIO – Na política de acolhimento, o vice-reitor da UFC anunciou a criação de um Centro de Apoio de Assistência Médica e Odontológica para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. De acordo com ele, o centro funcionará com diversas especialidades médicas, serviços odontológicos e vacinação. A ideia, segundo Glauco Lobo, é que as obras para reforma do espaço, localizado no bairro Benfica, já comecem no início de 2020.

Imagem: Reitor Cândido AlbuquerqueORÇAMENTO – Sobre o orçamento da UFC, Cândido Albuquerque disse que 2020 também será um ano com dificuldades e que é preciso "saber priorizar". Ao mesmo tempo, ressaltou que a Universidade terminará 2019 sem nenhum débito. "Nós fomos captar mais recursos, conseguimos emendas parlamentares", comentou, agradecendo à bancada cearense no Senado e na Câmara Federal.

BOLSAS – O reitor ratificou a manutenção de todas as bolsas e explicou o objetivo da criação de um comitê de avaliação dos programas de bolsas na Universidade. De acordo com ele, a ideia do comitê é "dar mais eficiência" ao programa das bolsas, avaliando em que dimensões elas contribuem para a pesquisa na UFC e para a redução de evasão e retenção de alunos nos cursos. "2020 vai ser o ano que nós vamos avaliar [o programa de bolsas]. Em 2021 nós podemos ter um programa completamente diferente [do atual] ou até voltar ao que era antes, mas nós precisamos ter uma referência", disse.

O vídeo da entrevista completa pode ser visto abaixo:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331