Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno lança nova identidade visual e agora é chamado de Tupa

Imagem: Variações de aplicação da identidade visual do TupaO Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, vinculado à Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (SECULT-ARTE), lançou sua nova identidade visual. O espaço, antes conhecido pela sigla TU, passa a ser apelidado de Tupa, reforçando a homenagem ao ator e teatrólogo Paschoal Carlos Magno, que dá nome ao teatro.

A proposta foi idealizada pelo coordenador-adjunto da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, Prof. Chico Neto, em diálogo com a diretora do Teatro, Profª Juliana Carvalho, e com a equipe de bolsistas das unidades.

Além de homenagear o teatrólogo Paschoal Carlos Magno, o nome Tupa é uma forma de diferenciar o teatro da UFC de outros teatros universitários do País. A nova identidade entra em cena em 2020, para promover esse importante espaço de produção e pesquisa artístico-cultural cearense vinculado à UFC.

O PROCESSO – Segundo o Prof. Chico Neto, o processo criativo de análise e evolução da identidade estratégica e do discurso de comunicação promocional, dirigido pela CCSMI, contou com a participação ativa de integrantes da SECULT-ARTE e do Tupa, para a compreensão do contexto histórico, cenário presente e planos futuros do teatro.

Imagem: Processo criativo de análise e evolução da identidade estratégica e do discurso de comunicação promocional, dirigido pela CCSMI, contou com a participação ativa de integrantes da SECULT-ARTE e do Tupa (Foto: Divulgação)"Entre as várias atividades, merece destaque a coleta e análise coletiva de referências visuais, que estabeleceram diretrizes gráficas para a nova assinatura visual. Além disso, o teatro possuía uma identidade nominal que se referia apenas à categoria (TU). Agora, ele ganhou um nome próprio, simples e amigável: Tupa", explica o Prof. Chico Neto.

Como resultado do processo, o Tupa também recebeu uma série de artefatos gráficos que auxiliarão suas ações promocionais em meios impressos e digitais, o que ajudará no fortalecimento institucional do teatro junto à comunidade acadêmica, parceiros estratégicos e sociedade em geral.

SOBRE O TUPA – Com capacidade para 120 pessoas, o Tupa encerra 2019 comemorando não apenas sua nova identidade visual, mas também a programação diversificada e de qualidade realizada ao longo do ano. Cerca de 5 mil pessoas prestigiaram os espetáculos e mostras cênicas realizados naquele espaço.

(do Coral do Instituto de Cultura e Arte – ICA), E.L.A, Que caboclos são vocês? (Grupo casa Caiada) e Que horas passa o trem da volta? foram quatro das 12 temporadas que marcaram o ano do Tupa.

Imagem: artefatos gráficos que auxiliarão ações promocionais do Tupa em meios impressos e digitaisO espaço conta, ainda, com três salas para ensaios cênicos. Em 2019, foram aproximadamente 80 alunos, projetos e coletivos beneficiados com aulas práticas, a exemplo do Maracatu Solar, Projeto Feixe e Coral do ICA.

Em 2019, aquele espaço inaugurou um projeto próprio, com apoio da SECULT-ARTE: o Palco de Giz – projeto de formação de espectadores da UFC que realiza ações em parceria com escolas públicas de Fortaleza. O intuito é a ampliação de plateia, a partir de encontros de formação artística e cidadã para além da universidade. Foram realizadas cinco edições até setembro de 2019, com seis escolas da rede pública de ensino básico.

Mais informações estão disponíveis no página do Tupa no Facebook e no perfil do Tupa no Instagram.

Fonte: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa) – fone: (85) 3366 7832 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.