Campus de Sobral passa a ser membro institucional da LoRa Alliance; UFC é a 3ª do Brasil a aderir

Imagem: Logomarca do NUCLICO Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará foi aceito como membro institucional da LoRa Alliance, associação sem fins lucrativos que busca promover mundialmente a implantação da tecnologia LoRa. A filiação permite que o campus construa tecnologias certificadas pela instituição, com garantia de compatibilidade de conexão com dispositivos desenvolvidos pelos demais membros da organização ao redor do mundo. Além da UFC, apenas duas universidades brasileiras fazem parte da aliança.

Similar ao wi-fi, a tecnologia LoRa permite conexão sem fio a longas distâncias, com baixo consumo energético. Devido à capacidade de conectar dispositivos a quilômetros de distância, a LoRa é utilizada para formar redes de interconexão digital de objetos cotidianos (relógios, veículos e até sistemas prediais) com a Internet, para reunir e transmitir dados, conceito conhecido como internet das coisas (ou IoT, na sigla em inglês).

"Suas principais aplicações são sistema de IoT como sensores e monitores remotos (pressão, luz, on-off, temperatura etc.), sobretudo aqueles operados a bateria, de mensagens curtas e, em alguns casos, em locais de difícil acesso", explica o Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral.

Imagem: Logomarca da LoRa AlliancePor fazer parte da aliança, o Campus de Sobral logrou uma série de direitos, entre eles, os de certificar e promover produtos compatíveis entre si; usar o logotipo de certificação LoRa Alliance ou LoRaWAN em produtos certificados; participar de reuniões gerais ou anuais, seminários presenciais e on-line; e participar de artigos de imprensa e entrevistas.

O professor destaca que a partir dessa parceria "poderão ser desenvolvidos novos projetos de internet das coisas de alcance regional com parcerias público-privadas, e até mesmo tornar a cidade totalmente conectável utilizando o protocolo LoRa". Ele afirma ainda que fazer parte da LoRa Alliance permite que as "tecnologias produzidas em Sobral ou em uma cidade europeia sejam compatíveis e tenham a mesma certificação".

A iniciativa de filiação partiu do Núcleo de Internet das Coisas (NUCLIC), coordenado pelo Prof. Wendley Silva. O campus também integra o projeto internacional The Things Network, que busca construir uma rede mundial usando LoRa.

Fonte: Prof. Wendley Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus da UFC de Sobral ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.