Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Nome consagrado no estudo da tuberculose, Prof. Gilmário Mourão Teixeira completa 100 anos

Imagem: Prof. Gilmário MourãoNo último dia 25 de dezembro, completou 100 anos o Prof. Gilmário Mourão Teixeira, da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, nome consagrado no campo da tisiologia (estudo da tuberculose). Natural da cidade de Jaguaribe, Gilmário ingressou como professor catedrático de Patologia Geral da FAMED ainda em 1950, quatro anos antes da institucionalização da própria UFC.

Com graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, atualmente Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 1943 a 1948, Gilmário tornou-se doutor na área, também pela UFPE, em 1956. Além de ensinar na UFC, o professor passou a ser docente, em 1951, da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo.

Na UFC, foi ainda membro do Conselho Universitário, diretor e professor do curso de Especialização em Pneumologia, chefe do Departamento de Medicina Preventiva e membro do Conselho Departamental da Faculdade de Medicina, além de ter contribuído com organismos nacionais e internacionais voltados para o combate à tuberculose. Dentre estes, destacam-se a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

Imagem: Prof. Gilmário MourãoEm sua produção intelectual e científica, estão publicações de quatro livros, a saber: A cura aberta da caverna tuberculosa do pulmão; Control de tuberculosis en América Latina; Controle da tuberculose e Tuberculose – guia de vigilância, além de outras dezenas de publicações e editoriais relacionados à luta contra essa doença no Brasil. Desde maio de 2006, o Prof. Gilmário é membro honorário da Academia Cearense de Medicina.

Na ocasião do centenário, o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo Filho, no exercício da Reitoria, parabenizou o professor catedrático e reconheceu sua contribuição à medicina. "É um homem com o qual a sociedade como um todo e a Universidade têm uma dívida muito grande. É uma grande personalidade do magistério, que tanto contribuiu para a nossa sociedade", afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300