Segunda noite das colações de 2019.2 forma mais de 600 alunos, em Fortaleza

Representantes de cada curso se enfileiram perante a mesa diretora e fazem o juramento da formaturaOs caminhos até a universidade pública e a partir dela costumam ter desafios próprios, com instantes de dúvidas, reflexões e algumas poucas certezas. A expectativa era visível nos semblantes de familiares e amigos dos formandos nessa terça-feira (15), a segunda noite do ciclo de colações de grau do semestre 2019.2, em Fortaleza.

Com Benício Pitaguary, agora licenciado em Geografia, não haveria de ser diferente. Ele e tantos outros estudantes se reuniram desde o fim da tarde nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará para tirar fotos, receber convidados, ajustar as becas, enfim, se preparar para a festa.

Foto do estudante Benício Pitaguary, licenciado em Geografia pela UFC, trajando beca de formatura e um cocar comprido com penas azuisNos quatro anos de faculdade, Benício se dividiu entre a aldeia do povo pitaguary, em Pacatuba, e a casa de sua família no bairro Bom Jardim, na periferia da capital cearense. Apesar de celebrar a vitória individual e o acesso propiciado pelas cotas sociais, ele se ressente de ser ainda um dos poucos indígenas a frequentar o campus universitário. De início, cursava Matemática, mas, no meio do percurso, optou por Geografia, tornando-se assim o primeiro dentre os familiares a conquistar o diploma de nível superior.

Entre os planos para o futuro estão dar aulas e fazer o mestrado em Antropologia na Espanha. "O sentimento é de alegria por estar fechando um ciclo. Pretendo continuar trabalhando a questão indígena dentro da academia com a visão do índio sobre ele mesmo, como pesquisador e agente de sua própria história", projeta.

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

HORIZONTE – O otimismo e o sentido de dever cumprido também eram compartilhados por Marco Chrystian Barreto, da primeira turma do Curso de Economia Ecológica, criado em 2015. Ele se orgulha pelo fato de a UFC ser a primeira instituição de ensino superior do Brasil a propor uma graduação nessa área interdisciplinar. Acompanhado da mãe, do irmão, da namorada e do tio, que é servidor da Universidade, Marco pensava no amanhã, em se manter focado nos estudos para passar em concursos públicos.

Foto do estudante Marco Chrystian, bacharel em Economia Ecológica pela UFC, trajando beca de formatura"Nós, economistas ecológicos, podemos trabalhar na área social, ambiental, econômica, com políticas públicas, no setor público e privado. A tendência, com vários profissionais entrando no mercado, é a de que surjam novos cargos em órgãos ambientais, de fiscalização e em entidades econômicas e sociais", explica.

COLAÇÃO – Na solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, foram diplomados 637 concludentes, de 35 cursos de graduação, do Centro de Tecnologia, Centro de Ciências e Centro de Ciências Agrárias.  Após a entrada das autoridades universitárias, o cerimonial da UFC convidou os representantes discentes de cada curso a se posicionaram à frente da mesa diretora para enunciar o juramento de formatura. Como aconteceu na noite anterior, a leitura do termo de colação de grau foi interrompida por manifestações que impediram o pleno prosseguimento da cerimônia. Por fim, o reitor declarou formados todos os concluintes e encerrou a cerimônia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331