UFC apresenta Condomínio de Empreendedorismo ao Conselho do SEBRAE no Ceará

Imagem: Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae foi realizada na UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)Empreender, inovar e internacionalizar são, atualmente, palavras-chave comuns à agenda do ensino superior e do desenvolvimento econômico. Há tempos tem-se desejado alinhar as demandas do setor produtivo às pesquisas desenvolvidas em instituições como a Universidade Federal do Ceará. Foi seguindo essa tendência que, no fim da tarde dessa quinta-feira (30), o Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Ceará teve sua primeira reunião deste ano na sala do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC.

A administração superior da Universidade informou os conselheiros sobre o projeto de lançamento do Condomínio de Empreendedorismo, prédio na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra dedicado ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com inauguração prevista ainda para o primeiro semestre de 2020.      

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Conselho Deliberativo do SEBRAE-CE, Ricardo Cavalcante, que conduziu os trabalhos, acredita que a academia pode ajudar a classe empresarial a encontrar saídas para problemas enfrentados pelo mercado.

Segundo o dirigente, o conselho tem fomentado ações de acesso ao crédito e de capacitação de microempresas e pequenas empresas, com o intuito de estimular cadeias produtivas de setores como comércio, serviços, turismo e economia criativa.

"O nosso conselho tem representantes de 15 entidades, dentre elas, a UFC, e nós estamos sempre unidos em prol do crescimento do estado do Ceará. A Universidade é primordial; é a base da educação e das boas ideias; e é onde está o conhecimento, a inovação e a tecnologia que a gente precisa", afirmou.     

DIÁLOGO – O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, que tem assento no conselho do SEBRAE, declarou-se honrado por ser o anfitrião do encontro e partilhou com os demais conselheiros as ideias de sua gestão para a área de empreendedImagem: Presidente da FIEC e do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Ricardo Cavalcante, ao lado do reitor da UFC, Cândido Albuquerque (Foto: Ribamar Neto/UFC)orismo. Inspirado em viagem feita à China em dezembro passado, o reitor anunciou aos presentes a criação na UFC da Agência de Inovação e de um centro de pesquisa voltado para a inteligência artificial.       

"Nós temos muito a fazer caminhando juntamente com a iniciativa privada. Para se legitimar, a UFC precisa produzir conhecimento que venha a impactar e melhorar a vida das pessoas. Essa é a função da universidade. Tenho certeza de que, com a parceria com o SEBRAE, a FIEC e a sociedade civil, nosso passo será mais firme, rápido e produtivo", ponderou Cândido Albuquerque.  

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais: "Investimos para transformar a UFC em uma universidade empreendedora e inovadora" (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROPOSTA – O pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, falou perante o conselho a respeito do Condomínio de Empreendedorismo, cujo lançamento coincide com o ano do 65º aniversário da Universidade.

O prédio, de cinco pavimentos e mais de 2 mil metros quadrados de área construída, receberá convenções e treinamentos e será a sede administrativa do Parque Tecnológico da UFC, da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Agência de Inovação e de um centro de pesquisa em inteligência artificial. As instalações do complexo também incluirão uma incubadora de startups e espaço de coworking para atender estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos. 

"Orientados por essa questão, investimos pesadamente para transformar a UFC em uma universidade empreendedora e inovadora, potencializando os nossos esforços em conjunto. Teremos um portfólio para apresentar às pessoas interessadas o que as pesquisas da UFC têm de potencial para gerar novos produtos e negócios", explicou.  

EXCELÊNCIA – De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira, há exemplos concretos de interação entre a Universidade e o mercado, a partir de estudos realizados pela Instituição nos campos de energias renováveis, materiais para a indústria siderúrgica e desenvolvimento de fármacos. 

"Falamos de pesquisa de ponta, excelência internacional, mas é claro que tudo isso não se desenvolve sem a educação. A Universidade tanto olha para esse prospecto high-tech, como também se volta para questões sociais prementes. Temos um programa em curso na educação básica para remediar a situação drástica do aprendizado de matemática e ciências, que são as bases para que tenhamos desenvolvedores de tecnologias no nosso estado", declarou o pró-reitor. 

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o diretor-superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo; o diretor técnico do SEBRAE-CE, Alci Porto; o diretor administrativo-financeiro do SEBRAE-CE, Airton Gonçalves; o coordenador de empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da UFC, Prof. Abraão Saraiva; e o coordenador de Intercâmbios e Convênios Internacionais da PROINTER da UFC, Prof. Rodrigo Rêgo. 

Leia mais: Empreendedorismo: UFC assume cadeira no Conselho Deliberativo do SEBRAE

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331