Abertas inscrições para seleção de 98 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação

Estudantes e professor em sala de aulaEstão abertas as inscrições para seleção de propostas de projetos de estudantes para concessão de bolsas de estímulo ao empreendedorismo inovador, ofertadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Inovação, conforme o Edital PIBI/UFC nº 02/2020. Promovido pelas Pró-Reitorias de Planejamento e Administração (PROPLAD) e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), o programa oferta 98 bolsas para potencializar a atividade empreendedora dos alunos da UFC e proporcionar oportunidades para a criação de novos negócios.

Com o objetivo de valorizar atividades de inovação e empreendedorismo entre os estudantes de graduação, as bolsas serão destinadas a equipes multidisciplinares, formadas por até cinco alunos e um orientador (servidor docente ou técnico-administrativo da UFC), para que desenvolvam propostas de empreendimentos e startups com potencial de geração de novos produtos inovadores e sustentáveis para a sociedade, sejam bens ou serviços. Cada projeto poderá receber até três bolsas.

A intenção é fomentar a execução de ideias inovadoras e sustentáveis, nos âmbitos ambiental, social e econômico, em diversas áreas do conhecimento. "Nós queremos quebrar preconceitos, deixar claro que as bolsas são para todos, de todas as áreas", explica o Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER.

Durante a vigência, os bolsistas participarão de capacitações que contemplam desde a modelagem até a validação e o desenvolvimento de negócios. Também será promovida a conexão entre os estudantes e empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos cenários cearense, nacional e internacional, em ambientes criativos da UFC, no modelo de coworking.

As bolsas serão divididas entre todos os campi da UFC, e distribuídas considerando a quantidade de estudantes matriculados e a necessidade de estímulo à consolidação dos campi do Interior.

Podem fazer parte dos grupos estudantes de todos os cursos de graduação da UFC que estejam regularmente matriculados do terceiro ao penúltimo semestre. Para concorrer, o líder da equipe deve preencher o formulário de inscrição e encaminhar a proposta de negócio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 16 de março, atendendo às diretrizes dispostas em edital.

Mais informações podem ser encontradas no edital. Eventuais dúvidas podem ser tratadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou diretamente com o coordenador de Empreendedorismo da PROINTER pelo Whatsapp (85) 98824 6068.

Fontes: Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, e Bruno Matos, coordenador de Inovação Institucional da PROINTER – fone: (85) 3366 7333