MAUC promove exposições femininas em comemoração do Dia Internacional da Mulher

Imagem: A mostra "Design por mulheres 2020" pretende investigar e dar visibilidade ao papel feminino no design brasileiro (Imagem: Divulgação)Em março, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) apresenta três exposições com curadoria, obras e organização assinadas exclusivamente por mulheres. Gratuitas e abertas ao público, as mostras serão inauguradas a partir desta quinta-feira (5), com a abertura de Design por mulheres 2020, às 19h, seguida pelas aberturas de O monstro que nasce quando o amor acaba e Adjetivo feminino, na sexta-feira (6), às 17h.

Em segunda edição, Design por mulheres 2020 é produto de projeto de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (DAUD) da UFC, formado por mulheres que pretendem investigar e dar visibilidade ao papel feminino no design brasileiro. "Afinidade e diferença dão o tom a essa nova narrativa que não almeja mostrar um design feminino, mas a diferença do que é produzir design como mulher", explica a curadora Luciana Eloy.

A exposição apresenta um panorama da trajetória de nove mulheres designers, que produziram ou ainda produzem obras que contribuem para a construção e transformação do cenário do design nacional e internacional. São elas: Andrea Kulpas, Clementina Duarte, Cristina Pagnoncelli, Elaine Ramos, Janete Costa, Marianne Peretti, Mirthes Bernardes, Renata Rubim e Zuzu Angel. A mostra é organizada pela Profª Tânia Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão Design por Mulheres, do Curso de Design da UFC.

Imagem: "O monstro que nasce quando o amor acaba" reúne desenhos, pinturas e esculturas autobiográficas da artista Azuhli (Imagem: Divulgação)O monstro que nasce quando o amor acaba é a segunda exposição individual de Azuhli, anagrama de Luiza Veras, artista plástica cearense. Com curadoria de Andréa Dall'Olio e Veridiana Brasileiro, trata-se de uma coletânea de desenhos, pinturas e esculturas autobiográficas que exteriorizam os relacionamentos e sentimentos da autora, bem como expõem sua intimidade e cotidiano passional.

"É sem dúvida uma exposição para marcar o território dos sentimentos e relacionamentos da artista, que ressignifica e se apropria de sua história de vida numa catarse emocional", destaca Veridiana Brasileiro.

Adjetivo feminino, por sua vez, é uma mostra de 27 mulheres artistas plásticas que atuam em Fortaleza e têm a intenção de retratar o olhar feminino e seu fazer artístico. Nesta edição, o elenco é composto por grandes artistas que atuaram no século XX, cujas obras fazem parte do acervo particular do MAUC, e um grupo de artistas contemporâneas que atua na capital cearense. A curadoria, expografia e produção artística são assinadas pelas artistas Andréa Dall'Olio e Sandra Montenegro.

Imagem: "Adjetivo feminino" é uma mostra de trabalhos de 27 mulheres artistas plásticas que atuam em Fortaleza (Imagem: Divulgação)A exposição tem a intenção de ser uma homenagem às mulheres e apresentar a diversidade de expressões artísticas femininas. Serão exibidas obras de Ana Debora Pessoa, Andréa Dall'Olio, Anete Mendonça, Beatriz Bley, Carmelita Fontenele, Clarissa Ribeiro, Cris Cavalcante, Daisy Grieser, Digeórgia, Heloysa Juaçaba, Ivany Gomes, Jacinta Cavalcante, Joana Salle, Lana Benigno, Lia Sanders, Maiara Capistrano, Mariza Viana, Nice Firmeza, Nícia Bormann, Raianny Queiroz, Salete Rocha, Sandra Montenegro, Segiane Cabrall, Sinhá D’Amora, Tereza Mello, Vera Dessart e Vera Sampaio.

O MAUC – O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do espaço podem ser encontradas no site do MAUC e nos perfis do Museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480