UFC participa de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

Imagem: Pessoas sentadas em cadeiras em volta de uma grande mesa, durante reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, participou na tarde desta segunda-feira (16) de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará, que reúne várias instituições estaduais, federais e municipais (de Fortaleza). A UFC integra o comitê, que se reunirá regularmente para avaliar o cenário e discutir possíveis medidas relacionadas ao coronavírus no estado.

Na ocasião, o governador Camilo Santana anunciou as seguintes medidas para o enfrentamento à pandemia:

– Decretar estado de emergência de saúde no Estado do Ceará;
– suspender atividades presenciais em instituições de ensino públicas, recomendando o mesmo para as instituições particulares;
– suspender qualquer evento público com mais de 100 pessoas;
– determinar a higienização diária dos meios de transporte públicos municipais, intermunicipais e interestaduais;
– suspender as visitas nas unidades prisionais;
– suspender as férias de todos os funcionários da área de saúde do Estado;
– solicitar a suspensão de voos internacionais para o Ceará;
– divulgar diariamente um boletim com o acompanhamento dos casos.

"É importante estarmos todos unidos: o Ceará, as instituições, o povo cearense, para que possamos enfrentar isso juntos. É um problema mundial, que vai afetar todos, vai afetar a economia. Mas o mais importante de tudo é podermos preservar vidas de pessoas cuja grande maioria precisa do Sistema Único de Saúde no Ceará. É para isso que estamos procurando nos preparar para garantir esse atendimento à população", disse o governador.

O prefeito Roberto Cláudio destacou duas ações que considera fundamentais no aspecto institucional para o enfrentamento à crise. A primeira é a estratégia de coordenar e integrar esforços entre diferentes instituições. "A segunda e mais importante é basear essas medidas na melhor ciência e no melhor dado", salientou, acrescentando que a população precisa de informações claras e objetivas para modificar hábitos e saber o que muda em relação aos serviços públicos.

"É importante frisar para a população que precisamos neste momento agir com tranquilidade. (...) Mesmo sendo uma infecção [causada] por um vírus que é altamente contagioso, a mortalidade não é tão alta como em outras epidemias de coronavírus", ponderou o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331