UFC suspende atividades presenciais por 15 dias devido à pandemia de coronavírus

Imagem: Reunião ocorreu na Reitoria da UFC, no Campus do Benfica (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Universidade Federal do Ceará, de acordo com a evolução do quadro atual de saúde pública, atualiza o rol de medidas para barrar a transmissão do coronavírus. Na tarde desta segunda-feira (16), o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, se reuniram com pró-reitores e demais membros do comitê de gerenciamento de crise sobre o novo coronavírus (COVID-19) para tomar decisões diante da pandemia. Segundo provimento emitido pela Reitoria, as atividades acadêmicas presenciais estão suspensas por um período de 15 dias, de 17 a 31 de março de 2020.

As atividades suspensas incluem aulas de graduação e pós-graduação de todos os cursos da UFC de todos os campi, eventos científicos, artísticos e esportivos, visitas a museus, bibliotecas e outros espaços culturais, bem como a circulação do ônibus intercampi. Será mantido o funcionamento das unidades administrativas da UFC.

Bolsistas de graduação terão o valor de suas bolsas assegurado e serão dispensados das rotinas presenciais, salvo em caso de convocação por parte de seus orientadores. As refeições nos Restaurantes Universitários (RU) na Capital e no Interior serão servidas especificamente para os alunos das Residências Universitárias e para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim definidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A reunião teve como propósito traçar as linhas gerais para conduzir tanto as atividades letivas como o trabalho dos servidores docentes e técnico-administrativos. A Reitoria manteve o calendário acadêmico e orientou os professores a disponibilizar em sistemas institucionais (como o SIGAA) o material didático das disciplinas, realizando, quando possível, atividades remotas, bem como a eventual reposição de atividades.

"A suspensão é das atividades presenciais, fazendo a ressalva com o internato em saúde, que vamos continuar. Temos que ter a diretriz base, e outros casos específicos serão feitos por analogia e aproximação, considerando a realidade das unidades acadêmicas e administrativas da UFC", afirmou o Prof. Cândido Albuquerque sobre o texto do provimento.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – Atividades fundamentais das unidades administrativas da UFC serão preservadas, além dos serviços de segurança, limpeza, tecnologia da informação e comunicação social. Os dirigentes de cada setor, inclusive formados por funcionários terceirizados, definirão escalas de revezamento e tarefas a serem executadas remotamente, com o propósito de evitar aglomerações.

A orientação é que profissionais de saúde não tirem férias durante o período de suspensão. Dessa forma, continuarão abertas as unidades de atendimento à saúde, como o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e a Farmácia-Escola. Outros serviços de saúde também entram na dinâmica de casos emergenciais, como a Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante (CPASE), a Clínica-Escola de Psicologia e o atendimento psicológico e de assistência social da PRAE.

Haverá alterações de jornada de trabalho para servidores acima de 60 anos; aqueles com filhos pequenos (crianças até 10 anos de idade); gestantes; lactantes; e outros com risco aumentado de vulnerabilidade (imunossuprimidos em geral ou com doenças preexistentes crônicas ou graves). Também estão contemplados nessa diretriz os responsáveis pelo cuidado de pessoas com deficiência, de idosos ou de pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de infecção por COVID-19, havendo coabitação. Foi definido que eles permaneçam em domicílio, realizando atividades de home office, com autorização e acompanhamento das chefias imediatas.

QUESTIONÁRIO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA – A Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC disponibilizou em seu site um formulário eletrônico o qual deve ser preenchido por estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC que voltaram recentemente ao País.

O questionário, baseado em orientações do Ministério da Saúde, é de autoavaliação sobre indicativo de coronavírus e fornece orientações sobre como o estudante ou o servidor da UFC recém-chegado do exterior deve agir em relação ao COVID-19. Alunos que estiveram em mobilidade acadêmica dentro do território nacional em áreas com casos detectados da doença, de acordo com o caso, devem buscar orientações com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

CAMPANHA – A UFC iniciou, na última terça-feira (10), uma campanha educativa com informações atualizadas sobre o coronavírus nas páginas oficiais da UFC no Facebook e no Instagram. Com o aporte da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI), o Portal da UFC ganhará, nesta semana, um novo espaço que concentrará notícias e conteúdos multimídia a respeito da doença.

UFC participa de reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus
Biblioteca Universitária prorroga prazo de devolução de livros por 15 dias

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331