Criada plataforma que agrega todas as ações de enfrentamento ao novo coronavírus na UFC

Imagem: Captura de tela da página da plataforma on-lineA Universidade Federal do Ceará lançou, nessa terça-feira (31), a Plataforma Colaborativa de Ações #ufcevocecontraocoronavirus, um ambiente digital que reúne diversas ações institucionais de enfrentamento ao COVID-19 realizadas pela comunidade universitária e parceiros estratégicos da UFC, permitindo integrar esforços e recursos para otimizar os resultados.

Já em operação, a ferramenta será integrada à página ufc.br/coronavirus e facilitará a comunicação entre os participantes, abrindo espaço para novas iniciativas e apoiadores, além de funcionar como vitrine das atividades de impacto social para combater a pandemia.

"Desde o início da pandemia, houve um movimento na Universidade de buscar soluções para o enfrentamento do vírus e de suas consequências sociais. Porém, os pesquisadores estavam muito distantes uns dos outros, tanto em distância física, como afastados em suas áreas de conhecimento", explica a coordenadora de Inovação Tecnológica da UFC, Ana Carolina Matos, que participou da criação da plataforma.

"Acabamos conseguindo uma interlocução entre os engajados na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para distribuição a hospitais do Estado. Então, percebemos que essas ações poderiam acontecer não só em relação aos EPIs, mas em qualquer atividade que a comunidade acadêmica esteja realizando, com sua expertise, para, de alguma forma, ajudar a sociedade a enfrentar todo esse desgaste de forma sistêmica", completa a coordenadora.

A Plataforma Colaborativa foi idealizada pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFCInova), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com o apoio da Coordenadoria de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), através do Grupo de Trabalho para Ações de Enfrentamento ao COVID-19.

O grupo é formado pela coordenadora da UFCINova, Ana Carolina Matos, pelo coordenador de Inovação Institucional da PROINTER, Bruno Matos, e pela administradora da UFCInova, Lívia Maria Queiroz Lima.

A ferramenta já está amplamente disponível a toda a comunidade da UFC e a parceiros estratégicos que desejem apresentar ideias inovadoras ou participar de iniciativas em execução. A divulgação das iniciativas reunidas na plataforma também contará com a veiculação nos canais de comunicação institucional da Universidade.

Imagem: A plataforma permite a integração de ações de impacto da UFC, como produção de EPIs e outros produtos (Foto: divulgação)O QUE ELA TRAZ – O ambiente digital oferece um resumo das ações em execução e inovações que estão sendo desenvolvidos na UFC, utilizando a tecnologia Microsoft Business Intelligence (BI). A página traz um formulário on-line para que novas atividades sejam cadastradas e disponibilizadas para consulta. Com informações computadas até terça-feira (31), já era possível saber, por exemplo, que haviam sido produzidos, na UFC, 125 máscaras faciais de proteção (face shields) e 89 litros de álcool em gel 70%.

Estes e outros produtos e ações foram destinados ao Hospital Geral Dr. César Cals, ao Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, à Farmácia-Escola, ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, à Secretaria de Saúde de Quixadá, a abrigos e a outras instituições do Estado.

O canal informa a necessidade de insumos para as atividades em desenvolvimento na Universidade no combate ao COVID-19 e apresenta o contato dos responsáveis por cada ação, para que possíveis colaboradores possam fazer doações.

Segundo a plataforma, por exemplo, o Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design (DAUD) tem necessidade de folhas de acetato, ligas elásticas de látex e filamento para impressão 3D (PLA) para que possa manter a produção de face shields para distribuição nos hospitais.

Além de permitir uma maior coordenação dessas iniciativas de forma on-line, a plataforma também oferece uma agenda e um painel de divulgação de ações em destaque. Ela permitirá que as pessoas possam se programar para participar das atividades virtuais realizadas pelos diversos setores da UFC.

Notícias das principais ações que vêm sendo realizadas na Universidade e publicações em mídias sociais digitais também ganham destaque no site. Outra funcionalidade é a área destinada a materiais educativos para a comunidade. Um deles é o "Estou com dor na face. Como reduzir os sintomas se devo evitar ir ao dentista?", produzido pelo projeto de extensão Dores Orofaciais e Distúrbios da ATM (Grupo de Estudo em Dor Orofacial – GEDO). Os materiais buscam orientar como melhor enfrentar esse período de confinamento social sob diversos aspectos.

LEGADO INSTITUCIONAL – O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira, aponta que a plataforma surgiu de forma emergencial, mas também muito pensada. Para ele, a articulação construída entre os diversos setores da Universidade por meio desse canal torna-se uma contribuição importante também para o período pós-crise.

"É um legado institucional que o momento da crise apressou. O discurso muito prevalente, infelizmente, é de uma pesquisa muito dirigida para o alvo, e nem sempre é assim. A plataforma nos dá demonstrações claras de que pesquisas que, em princípio, não seriam tão aplicadas, não teriam um desdobramento tão imediato, revelam-se agora importantes ativos no enfrentamento à pandemia, nas várias frentes", analisa.

"Esse conjunto de atividades ganha visibilidade com esse canal, e a Universidade se mostra, mais uma vez, parceira da sociedade. Mostra que o investimento feito ao longo dos anos não é um investimento em vão", complementa o pró-reitor.

Fonte: Grupo de Trabalho para Ações de Enfrentamento ao COVID-19 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.