COVID-19: Complexo Hospitalar da UFC recebe R$ 307,8 mil da Justiça Federal para compra de EPIs

Imagem: Tanto o HUWC quanto a MEAC serão beneficiados com a compra de aventais impermeáveis (Foto: Complexo Hospitalar UFC/EBSERH)A Universidade Federal do Ceará avançou em mais uma parceria com a sociedade no contexto de combate à pandemia de COVID-19. O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH recebeu R$ 307.885,77 da Justiça Federal do Ceará para a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs), que beneficiarão profissionais de saúde e estudantes em internato no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

Os R$ 307.885,77 são oriundos de multas, penas de prestação pecuniária e outros tipos de acordos judiciais. A liberação da verba foi publicada nessa terça-feira (14) pelo juiz da 12ª Vara Federal, José Flávio Fonseca de Oliveira.

A conquista é resultado de uma articulação entre o Foro da Justiça Federal do Ceará, a Reitoria da UFC, o Ministério Público Federal (MPF) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que administra o Complexo Hospitalar da UFC.

"O meu mais sincero agradecimento ao doutor Alcides Saldanha (diretor do Foro da JFCE), que teve a sensibilidade de articular a destinação de R$ 307,8 mil aos hospitais da UFC neste momento difícil. A aquisição de EPIs é fundamental, inclusive para os alunos do internato. Fica, em nome da comunidade universitária, o nosso muito obrigado", agradeceu o reitor Cândido Albuquerque.

O reitor acrescentou que há várias frentes de articulação da UFC com parceiros externos no sentido de somar forças no combate à COVID-19. "Isso mostra a confiança da sociedade na capacidade de pesquisa aplicada e de ponta da Universidade. É o que temos reforçado sempre. Todo mundo sabe que a gente está buscando e dando soluções nesse momento de crise", afirmou.

Imagem: Esta compra dos aventais impermeáveis é um importante passo no incremento da segurança para os profissionais do complexo (Foto: divulgação)MAIS EQUIPAMENTOS – De acordo com o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Carlos Augusto Alencar Júnior, os recursos serão utilizados para a compra de aventais impermeáveis para uso em leitos clínicos e de UTI. Ele explicou que, atualmente, trata-se do EPI com necessidade de incremento do estoque a médio prazo no HUWC e na MEAC.

O médico avaliou como crucial a doação da Justiça Federal para suprir a demanda de aventais impermeáveis, uma vez que o fornecimento desse tipo específico de equipamento deverá sofrer oscilações nos próximos meses. "Os aventais são para proteção individual de todos os nossos colaboradores que estão neste momento enfrentando casos suspeitos de COVID-19. Do ponto de vista da proteção, essa aquisição é mais do que adequada", explicou.

Ainda segundo Carlos Augusto, o Complexo Hospitalar da UFC tem elaborado planos de contingência que vêm garantindo o abastecimento de EPIs para o HUWC e a MEAC. Esta compra dos aventais impermeáveis é um importante passo no incremento da segurança para os profissionais do complexo e o processo de aquisição já está concluído. O pedido ao fabricante será executado e tem prazo de entrega de 15 dias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, em colaboração com a Unidade de Comunicação do Hospital Universitário Walter Cantídio – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.