UFC garante R$ 4 mi do MEC para ações contra COVID-19; pesquisas e compra de insumos e equipamentos são prioridades

Imagem da fachada da ReitoriaA Universidade Federal do Ceará garantiu recursos suplementares da ordem de R$ 4 milhões do Ministério da Educação (MEC) para iniciativas de combate à COVID-19. O montante já está sendo usado na compra de equipamentos e insumos para ações que a Universidade vem realizando e também financiará projetos de pesquisa e de extensão da Faculdade de Medicina (FAMED), segundo informa o reitor Cândido Albuquerque, que negociou os valores com o Ministério.

A quantia, já disponível, foi destinada à UFC na forma de descentralização financeira de orçamento do MEC e pode ser usada para gastos de custeio e em despesas de capital, ou seja, em investimentos para garantir uma melhor infraestrutura na Instituição com vistas ao enfrentamento da doença. Todas as unidades que responderam ao chamamento realizado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) para apresentação de projetos relacionados ao novo coronavírus serão contempladas.

Segundo o Prof. Cândido Albuquerque, já foram adquiridos, com estes recursos, 3 impressoras 3D e um cortador de alta performance para alavancar a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). A Universidade já vem realizando a produção desses equipamentos, em especial de face shields, que são protetores faciais que preservam o rosto inteiro do profissional de respingos de produtos químicos e de materiais potencialmente infecciosos.

Insumos para a produção de álcool em gel também entraram nesse pacote, assim como kits para a realização de exames para detecção do novo coronavírus (SARS-COV-2). "Esses exames serão testados em nossos profissionais de saúde, que estão atuando nos hospitais da UFC. Esta é uma medida urgente para protegê-los e para garantir que não tenhamos uma queda no número de profissionais que estão em ação neste momento tão delicado", destaca o Prof. Cândido Albuquerque.

Concomitantemente aos profissionais de saúde, os exames serão feitos também nos estudantes que moram nas residências universitárias da UFC. "É necessário que façamos isso, pois, caso algum aluno seja identificado com o vírus, precisamos tomar as providências urgentes para seu isolamento e tratamento, impedindo que o vírus se espalhe pelas residências", reforça o reitor.

As definições sobre as prioridades na utilização desses recursos liberados pelo MEC estão sendo tomadas junto ao Comitê de Enfrentamento da COVID-19 e a todos os diretores e diretoras de unidades acadêmicas da UFC.

Desta forma, a Universidade realiza as ações preventivas com urgência dentro da própria Instituição, atua no enfrentamento ao vírus junto à população e apoia as ações nos hospitais do Estado.

"A UFC, nos últimos dias, se preparou de maneira muito eficiente, muito satisfatória, para a campanha de enfrentamento ao novo coronavírus. Essas medidas que estão sendo tomadas estão dando à Universidade um protagonismo de primeira ordem, não antes visto, protegendo tanto a população interna quanto a externa à Instituição", destaca o reitor.

AÇÕES E PESQUISAS NA MEDICINA ‒ Do total de R$ 4 milhões garantidos através do MEC, uma quantia de R$ 1,5 milhão foi destinada à Faculdade de Medicina (FAMED). De acordo com o diretor da FAMED, Prof. João Macedo Coelho Filho, foi lançado um chamamento a pesquisadores da Faculdade para que apresentem projetos de enfrentamento à COVID-19. As propostas serão recebidas até esta sexta-feira (17).Imagem de pesquisadora em laboratório utilizando máquina

Conforme o Prof. João Macedo, os recursos serão destinados tanto a projetos de pesquisa como a ações de extensão. "Na área de pesquisa, por exemplo, existem projetos nos quais pesquisadores estão testando substâncias para o combate do novo coronavírus. Já na área de extensão, um dos projetos apresentados prevê o suporte a pessoas de mais idade, que vivem em instituições de longa permanência para idosos, as chamadas ILPIs, que é o caso dos asilos. O projeto se propõe a ajudar a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza a cuidar dessa população, que é a mais vulnerável a esse vírus", destaca o professor, que reforça a preocupação da FAMED com essa parcela da população, a qual, aponta, não tem sido beneficiada com projetos específicos diante da pandemia.

Os projetos a serem atendidos com os recursos serão tanto da área experimental (laboratórios), como da clínica (a exemplo da testagem de substâncias em pacientes) e da social. O diretor da FAMED acrescenta que os recursos permitirão equipar melhor as unidades de pesquisa e os laboratórios, qualificando-os tanto para ações emergenciais, como é esta de combate ao novo coronavírus, como para projetos de longo prazo.

LICITAÇÃO ‒ Além desses recursos provenientes do MEC, a UFC participa de uma licitação compartilhada e emergencial patrocinada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para aquisição de itens necessários indicados por unidades da UFC também nesta ação de combate ao novo coronavírus. No certame, ainda em processo, a UFC prevê uma compra que envolve recursos de cerca de R$ 700 mil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.