Divulgadas orientações para formandos de Medicina e Fisioterapia que colam grau nesta quinta (7)

Imagem: Mulher branca com braço direito estendido para a frente, no momento do juramento da colação de grau de estudantes de Medicina (Foto: Ribamar Neto/UFC)A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará disponibilizaram documento contendo orientações para os estudantes que participarão da colação de grau antecipada dos cursos de Medicina (Fortaleza e Sobral) e Fisioterapia (Fortaleza), que ocorre nesta quinta-feira (7). A assinatura da lista será feita digitalmente. Após isso, os formandos estarão aptos a reforçar as equipes de saúde que atuam no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O documento apresenta um passo a passo que começa no acesso dos concludentes ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e vai até a assinatura eletrônica da lista de colação de grau. O acesso ao sistema somente estará disponível aos formandos no dia da colação (7 de maio). As assinaturas só deverão ser efetivadas durante o horário indicado, das 7h às 17h. O procedimento é indispensável e improrrogável para a outorga de grau do estudante.

Em seguida, a ata de colação de grau será assinada pelas autoridades acadêmicas envolvidas no processo (reitor, pró-reitora de Graduação, diretores das unidades acadêmicas e coordenadores dos cursos).

Depois desse procedimento, o reitor assina o edital que confere grau aos concludentes. A assinatura desse documento pelo reitor, que ocorrerá ainda no dia 7, é o que finaliza todo o processo digital de antecipação da colação de grau. O edital será publicado no site da PROGRAD.

CERTIDÃO DE COLAÇÃO ‒ A certidão de colação de grau dos concludentes estará disponível para emissão a partir das 14h de sexta-feira (8), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O procedimento para a emissão também está no documento com as orientações.

REGISTRO PROFISSIONAL ‒ Após a emissão da certidão, os alunos que necessitarem solicitar registro profissional deverão entrar em contato com o respectivo conselho de sua região e pedir que a instituição entre em contato pelo e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A Seção de Diplomas da UFC enviará, então, a listagem de alunos que colaram grau (esse é um procedimento-padrão, devendo ocorrer por demanda dos conselhos).

O suporte para eventuais dificuldades no acesso ao SEI será dado através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Já para informações sobre o processo de antecipação de colação de grau, os e-mails são Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE A ANTECIPAÇÃO ‒ A autorização para a colação de grau antecipada na UFC ocorreu no dia 20 de abril. A autorização está em consonância com a Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentar a situação de emergência de saúde pública.

De acordo com a medida provisória, podem colar grau antecipadamente os estudantes dos cursos da área da saúde que cumprirem, pelo menos, 75% da carga horária do internato/estágio. Entretanto, na UFC os estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia autorizados a colar grau cumpriram além do mínimo exigido no documento do Governo Federal, apresentando 94% e 80%, respectivamente, da carga horária do internato/estágio realizada.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.