UFC realiza teste rápido para COVID-19 em policiais rodoviários federais do Estado do Ceará

Imagem de profissional da saúde aplicando teste na veia do braço de uma pessoa sentadaA Universidade Federal do Ceará está realizando, através do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), testes rápidos para a COVID-19 nos policiais rodoviários em atividade do Estado. A testagem, que vem a pedido da Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou a ser feita nesta segunda-feira (11).

Os kits de testagem são da própria PRF. O Ceará possui hoje cerca de 450 policiais federais em atividade, os quais, neste contexto da pandemia, estão mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, os testes estão sendo aplicados em policiais que apresentam sintomas e naqueles que, mesmo sem sintomas, optam por fazer a testagem, que ocorre na sede do NPDM.

"É uma prestação de serviço gratuito que a Universidade Federal do Ceará oferta para a Polícia Rodoviária Federal e para toda a sociedade", afirma o professor. Segundo ele, a UFC foi procurada pela PRF no sábado (9), através do reitor Cândido Albuquerque, e, em menos de 48 horas, a Instituição já deu início à testagem. "Essa é uma clara demonstração de competência e dedicação, mas sobretudo altruísmo e compromisso com a sociedade", defende o diretor do NPDM.

Conforme o professor, o NPDM foi procurado por já possuir uma estrutura pronta para a realização desse serviço. "O NPDM tem a logística e o pessoal preparado, com local específico e com toda a segurança necessária", explica. A aplicação da testagem está sendo feita por uma equipe de 14 pesquisadores, das áreas de enfermagem, biologia, biotecnologia, medicina e farmácia, coordenada pelas professoras Raquel Montenegro e Elisabete Moraes.Foto da equipe de pesquisadores do NPDM com os equipamentos de proteção

TESTES EM OUTRAS INSTITUIÇÕES – O diretor do NPDM reforça o compromisso da Universidade de atuar como protagonista no enfrentamento da pandemia da COVID-19 e informa a disponibilidade do núcleo de expandir o serviço de testagem. "A UFC está à disposição para oferecer o serviço a outras instituições públicas que já tenham os insumos necessários e precisem de apoio operacional e científico do NPDM para a realização dos testes", afirma.

As instituições e órgãos públicos interessados em realizar os testes em seus profissionais através do NPDM devem entrar em contato com o núcleo por meio do e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou do e-mail de seu diretor, Prof. Odorico de Moraes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Fonte: Prof. Odorico de Moraes, diretor do NPDM – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.