Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da FAMED lança carta aberta a favor do isolamento social

Cartaz da carta aberta da FAMED com o mapa do Ceará com três bonecos separados por traços que formam um triânguloO Comitê de Enfrentamento à COVID-19 da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará lançou, na última quarta-feira (27), uma carta aberta em que se posiciona sobre a manutenção das medidas intensificadas de isolamento no Ceará.

O documento apoia o distanciamento social físico intensificado como estratégia fundamental e cientificamente embasada para evitar a disseminação ampliada do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Estado. 

"Para a COVID-19, ressalta-se que há evidência suficiente e contundente de que, na ausência da disponibilidade de uma vacina ou de um tratamento eficaz para a infecção por SARS-CoV-2, o distanciamento social, com proteção social às pessoas mais vulneráveis, representa a principal estratégia confirmada com vistas a modelar a tendência de ‘achatamento’ da curva epidêmica", afirma um trecho da carta.

Considerando a redução de quase 30% da demanda em Unidades Básicas de Saúde da Família por pessoas com síndromes gripais devido ao distanciamento social intensificado decretado em 8 de maio, o texto aponta a ainda alta ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Fortaleza, que atingiu 93% no último dia 27. Ressalta-se também a morbimortalidade por COVID-19 elevada e crescente no interior do Estado, apresentando um padrão desigual de ocorrência entre os municípios cearenses, indicando momentos diferenciados de curva epidêmica.

A nova carta soma-se a dois documentos anteriores, apresentados na semana passada pelo Comitê, nas quais se defendia a implementação de protocolos sanitários nos bairros da periferia de Fortaleza e o aumento da testagem massiva de diagnóstico da COVID-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em março deste ano, a Faculdade de Medicina da UFC criou um Comitê de Enfrentamento à COVID-19 para deliberar posicionamentos, lançar recomendações e propor ações no âmbito da comunidade interna e externa à UFC. Todos os documentos publicados podem ser acessados no site da própria Faculdade ou na plataforma Saúde Digital, organizada para atender as demandas do Comitê.

Fonte: Assessoria de Comunicação do NUTEDS da FAMED/UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.