Programa de extensão divulga informações sobre uso de medicamentos da covid-19

Imagem: Logomarca do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) (Imagem: Divulgação)O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) ‒ programa de extensão do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará ‒ tem desenvolvido, durante o período de pandemia do novo coronavírus, boletins informativos sobre a utilização de medicamentos para o tratamento da covid-19.

O objetivo das ações realizadas é promover o uso seguro, eficaz e econômico de fármacos. Antes da pandemia, os boletins informativos abordavam a identificação de problemas na utilização de medicamentos, além de investigação científica e divulgação dos resultados. Com o surto de covid-19, os boletins, publicados no site do programa, foram direcionados a esse tema.

Também são feitas postagens diárias dedicadas ao enfrentamento à doença nas mídias sociais do grupo. A partir de fontes oficiais, são divulgados números de casos confirmados, suspeitos, curados e óbitos decorrentes do novo coronavírus no Ceará e no Brasil. Também são checadas possíveis notícias falsas, a fim de corrigi-las e levar à população apenas informações com embasamento científico.

Coordenadora do programa, a farmacêutica e professora da UFC Mirian Parente Monteiro ressalta a necessidade de divulgação técnico-científica no contexto da pandemia, devido à circulação de informações equivocadas acerca de possíveis medicamentos para o tratamento da covid-19.

"As ações abordam as pesquisas científicas que apontam as perspectivas de prevenção e tratamento da covid-19, bem como a realização dos testes, e outras informações relevantes cuja intenção é chamar atenção para a importância de utilizarmos as melhores evidências científicas", diz a professora. "Segurança e eficácia são imprescindíveis quando se pensa em utilizar medicamentos de forma racional. A pandemia reforça a necessidade do uso racional de medicamentos", acrescenta.

As atividades são realizadas de forma remota pelos farmacêuticos, professores, estagiários e colaboradores do GPUIM. A equipe seleciona os temas com base em publicações de fontes oficiais, solicitações e demandas do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM/UFC), um dos projetos de extensão vinculados ao GPUIM.

O último boletim, por exemplo, versa sobre o uso de plasma de pessoas convalescentes por covid-19 no tratamento de doentes. Além disso, são publicados resumos e comentários sobre artigos científicos. O mais recente trata das controvérsias, dilemas e desafios do manejo farmacoterapêutico da covid-19. Outras informações estão disponíveis no site do programa.

HISTÓRICO – Criado em julho de 1990, o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) surgiu por iniciativa de estudantes do Curso de Farmácia da UFC, sob coordenação da Profª Helena Lutéscia Luna Coelho. Em 1995, através da Resolução nº 8 do Conselho Universitário (CONSUNI), o GPUIM foi oficializado como núcleo de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, é reconhecido como programa de extensão, visto que abrange vários projetos de extensão com características, objetivos e ações próprias, sempre visando à promoção do uso seguro e racional de medicamentos. As ações que compõem o GPUIM são: Centro de Estudos Toxicológicos (CETOX); Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM); Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE); Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF); Centro de Estudos e Apoio à Assistência Farmacêutica (CEAF) e Centro de Informação Toxicológica (CIT).

Fonte: Profª Mirian Parente Monteiro, coordenadora do programa GPUIM – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.