Plano de Formação do PAAP tem novo ciclo de atividades; veja programação inicial de julho

Imagem do PAAPA Universidade Federal do Ceará promove, durante todo o mês de julho, atividades de formação on-line, com foco nos servidores docentes. As capacitações, que já começam nesta terça-feira (7), fazem parte do Plano de Formação Emergencial do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), elaborado em resposta à pandemia de covid-19.

A ideia do plano, chamado de Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, é auxiliar os professores da UFC no desenvolvimento pedagógico no contexto da pandemia, sobretudo sob a perspectiva de metodologias não presenciais de ensino, com o objetivo de consolidar as ações do plano anterior.

As formações ocorrem sempre no período da tarde, pelo canal do PAAP no YouTube. As inscrições serão feitas por formulário disponibilizado no chat ao vivo dos eventos.

Na primeira semana, as atividades serão dois webinários e uma live de FAQ (perguntas frequentes, em inglês). O primeiro webinário, realizado amanhã (7), às 15h, terá o tema "Direitos autorais: teoria e prática", com Elisianne Campos de Melo Soares (UFRN), José Rogério Santana e Luciano José de Araújo (UFC). A mediação é de Adriana Madja Feitosa.

O segundo, com o tema "Direitos de imagem: teoria e prática", será na quinta-feira (9), também às 15h, com os mesmos palestrantes e mediação de Dijane Maria Rocha Victor.

Já na sexta-feira (10), a partir das 14h, será realizada a live de FAQ com o tema "Maratona Google Classroom", para tirar dúvidas sobre a ferramenta. O ministrante será Felipe Rodrigues Magalhães de Aguiar (FAMETRO), com mediação de Gilberto Santos Cerqueira (UFC) e Haiani Larissa de Souza Mendes (IFCE).

O Prof. Edgar Marçal, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) também é convidado na live, para fazer esclarecimentos sobre a relação entre o Google Classroom e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As dúvidas podem ser enviadas por formulário até o dia 8 de julho.

Veja a lista de atividades.

O Plano de Formação é uma elaboração da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com apoio da administração superior e participação de diferentes setores da UFC. O plano faz parte da Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), que traz estratégias para conclusão do semestre 2020.1.

Dúvidas podem ser tiradas por meio dos endereços do canal de apoio técnico-pedagógico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para professores e técnicos) e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para alunos).

Fonte: Profª Maria José (Mazzé) Costa dos Santos, titular da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.