UFC recebe doações de máscaras das empresas Impacto Protensão e Grendene

Imagem: máscaras reutilizáveisNo esforço para combater a pandemia de covid-19, Universidade Federal do Ceará e sociedade estão unidas. Nessa segunda-feira (6), a UFC recebeu doações de máscaras protetoras de duas empresas. Em Sobral, a Grendene, do setor calçadista, doou 2.400 unidades de máscara cirúrgica para os estudantes do internato do Curso de Medicina do Campus da UFC sediado naquela cidade da zona norte do Estado. Em Fortaleza, a empresa de engenharia Impacto Protensão fez a doação de 200 máscaras reutilizáveis, que serão de grande utilidade em laboratórios de pesquisa.

Essas máscaras foram desenvolvidas pela própria Impacto Protensão, do empresário Joaquim Caracas, ex-aluno de Engenharia Civil na UFC. Os equipamentos já se encontram no mercado e foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. As máscaras doadas duram até cinco anos e devem ser higienizadas com água e sabão, água sanitária ou álcool 70%. O filtro deve ser trocado para higienização e também é reutilizável, durando 30 lavagens.

Posteriormente ao uso desses filtros que vêm com a máscara, podem ser utilizados junto com ela outros materiais filtrantes, como filtro de café e tecidos como TNT e algodão. O equipamento pode ser adquirido na sede da empresa (Rua Mário Guedes, 340, Salinas).

Imagens: máscaras reutilizáveis"O produto é transparente, o que humaniza mais a pessoa. Ele é ideal para utilização na construção civil, mas é também seguro para uso em outras atividades", explicou o empresário. Por ocasião da entrega do equipamento, a empresa se comprometeu a seguir doando para a UFC um percentual de cada lote vendido do equipamento.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, afirmou que a Universidade "fica muito grata pela doação e reitera a preocupação institucional em tomar todas as medidas de proteção necessárias para resguardar nossa comunidade em seu exercício".

Estiveram presentes à entrega das doações o chefe interino do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto de Albuquerque; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcos Veras; e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt.

MÁSCARAS CIRÚRGICAS – Para contribuir com o enfrentamento da covid-19, a doação de 2.400 unidades de máscara cirúrgica pela Grendene beneficiará os estudantes do internato do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral. Ao longo desse período de isolamento social em razão da pandemia, o internato não parou suas atividades e os estudantes necessitam fazer uso de equipamento de proteção individual (EPI) nas unidades de saúde.

Imagem: caixa com máscaras cirúrgicas"Diante da escassez de equipamentos de proteção individual nas unidades de saúde e da permanência do quadro de infectividade da covid-19, agradecemos à Grendene, que se sensibilizou e está prestando esse auxílio aos estudantes do internato do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral que necessitam de máscaras para realização das atividades cotidianas. Gestos como esse contribuem para a proteção da saúde da nossa comunidade acadêmica e colaboram para que continuemos a prestar esse serviço tão importante para a sociedade", disse o Prof. Paulo Roberto Santos, coordenador do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral.

Em maio deste ano, a empresa Grendene já havia doado para o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), integrantes do Complexo Hospitalar da UFC e da rede de hospitais universitários federais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), mais de 5 mil unidades de EPI para seus profissionais de saúde.

A doação constou de 2 mil protetores faciais, 1.080 protetores para os pés, 1.020 aventais brancos descartáveis e 1.020 toucas e se deu a partir de articulação entre a administração superior da UFC e o empresário Júlio Ventura com a empresa Grendene.