Novo edital de inclusão digital vai distribuir quase 5 mil chips para alunos de graduação e pós; inscrições até 20 de julho

Imagem: Gravura na qual pessoas estão com aparelhos conectados à internet; por trás há um mapa-múndi (Imagem: Freepik)Estão abertas, até 20 de julho, as inscrições para o segundo processo seletivo da ação de Inclusão Digital da Universidade Federal do Ceará, voltada para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica. Desta vez, serão fornecidos 4.936 chips de Internet móvel, que fazem parte do total de 6 mil chips previstos para toda a ação. Nesta etapa, poderão se inscrever alunos de cursos de graduação e de pós-graduação.

O objetivo é garantir o acesso contínuo dos estudantes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1. A medida, conduzida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), está em consonância com o Plano Pedagógico de Emergência (PPE), aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no último dia 2 de julho.

Os chips (3G/4G) ‒ que terão 20 GB de dados de Internet por mês, com validade de julho a dezembro deste ano ‒ serão distribuídos da seguinte forma entre os campi da UFC: Fortaleza (3.952), Crateús (92), Quixadá (312), Russas (212) e Sobral (368).

INSCRIÇÕES ‒ De acordo com o Edital nº 9/2020, os estudantes podem se inscrever até as 23h59min do dia 20 de julho, por meio do formulário eletrônico para alunos de graduação ou do formulário eletrônico para alunos de pós-graduação. Os formulários ficarão disponíveis também, até a data final para inscrições, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 29 de julho. A data de distribuição dos chips será informada posteriormente.

Os candidatos inscritos precisam estar regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação ou pós-graduação em qualquer dos campi da UFC e não possuir acesso à Internet fixa nem plano mensal de dados móveis (3G/4G) com capacidade superior a 15 GB.

Para estudantes de graduação, os pré-requisitos incluem casos de alunos contemplados este ano nos programas de assistência estudantil de responsabilidade da PRAE, como o auxílio-moradia, auxílio-creche, auxílio-alimentação emergencial, as bolsas de Iniciação Acadêmica e de Incentivo ao Desporto, entre outros. Também podem participar os alunos que tiveram as solicitações de auxílios e bolsas da PRAE indeferidas por insuficiência de vagas, bem como aqueles que não participaram dos programas de assistência estudantil e estejam inscritos no CadÚnico, do Governo Federal.

Entre as condições de participação para os estudantes de pós-graduação estão não possuir bolsa de estudos de qualquer instituição, das esferas públicas ou privadas, e não ter vínculo empregatício.

Outras informações sobre critérios de seleção, bem como a documentação exigida e o cronograma do processo podem ser consultadas no Edital nº 9/2020, disponível no site da PRAE.

Veja o resultado do primeiro processo seletivo da ação de Inclusão Digital

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.