Plataforma digital desenvolvida na UFC que liga pacientes a profissionais de saúde é selecionada por aceleradora de empresas

logomarca startup AltusA startup Altus, desenvolvida por membros do programa InovaCEMP, do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará, foi uma das duas selecionadas para participar do programa de aceleração Be.long. Criado pela aceleradora Cordel Ventures e pelo Instituto André Guanabara, o programa é o primeiro totalmente voltado à alavancagem de empresas nos ramos de qualidade de vida e longevidade no Ceará.

O projeto consiste em uma plataforma digital que liga pessoas a profissionais de saúde e qualidade de vida como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. A intenção é que esses profissionais possam trabalhar de forma integrada para fornecer melhores soluções aos usuários.

"O objetivo da Altus é facilitar e otimizar o cuidado com a saúde, pensando nas pessoas que, por diversos motivos, têm problemas para manter hábitos saudáveis, seja de alimentação, seja de exercícios físicos. O foco é no longo prazo, na longevidade", explica Davi Brígido, estudante do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC e líder executivo da Altus.

Ao todo, 15 startups participaram do processo, que ao fim selecionou dois projetos de negócio. Por ser uma das vencedoras, a Altus receberá auxílios da aceleradora para a criação e desenvolvimento da empresa, entre eles, mentorias com investidores e profissionais da área, preparação para rodadas de investimentos, assistência para captação de recursos, espaço físico para aceleração, havendo, ainda, a possibilidade de captar investimentos da rede ligada à Cordel Ventures.

Além de Davi, fazem parte da startup os estudantes Gabriela Rodrigues, do Curso de Engenharia Química; Jhonata Sales, do Curso de Engenharia Ambiental; e Kamyla Moura, do Curso de Administração da UFC.

Para o Prof. Abraão Saraiva, coordenador de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) e do CEMP, o apoio dado aos estudantes é parte fundamental para o cumprimento da missão do Centro "de sensibilizar a comunidade acadêmica para o empreendedorismo, fortalecer o ecossistema empreendedor cearense, facilitar a formação de competências empreendedoras e apoiar a germinação de novos empreendimentos inovadores". E acrescenta: "a conquista da equipe nos estimula ainda mais a continuar o nosso trabalho coletivo enquanto programa institucional da UFC".

STARTUP – A intenção é que os serviços possam ser acessados na web ou em aplicativo. Os profissionais e usuários utilizarão a plataforma por interfaces distintas, que trarão de forma interativa e detalhada as informações e atividades propostas para aquele paciente pelos diferentes profissionais. O programa também contará com funcionalidades gratuitas para o público em geral, como treinos físicos, meditação guiada e aulas de yoga.

Além dos serviços individuais, o projeto também possui uma frente de atendimento destinada a empresas, para as áreas de recursos humanos e gestão de pessoas. "A operação é semelhante à aplicada aos usuários individuais, porém com informações mais voltadas para o profissional, com alternativas de games que gerem recompensas aos funcionários dessa empresa", destaca Davi Brígido.

CEMP – O Centro de Empreendedorismo é um programa de extensão da UFC criado em dezembro de 2014 com o objetivo de promover a formação de competências empreendedoras na sociedade sob as perspectivas da inovação tecnológica e da sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Fontes: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador do CEMP da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Davi Brígido, estudante do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC e líder executivo da Altus – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.