Conclusão de 2020.1: conheça os planos setoriais que dão suporte à implementação do PPE

Imagem: O PPE foi aprovado pelo CEPE no dia 2 de julho

O Plano Pedagógico de Emergência (PPE) é o documento que estabelece as diretrizes para a conclusão do semestre 2020.1 dos cursos de graduação, de pós-graduação e das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará.

Elaborado em decorrência da pandemia de covid-19 ‒ com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ‒, o PPE é composto pelo documento geral e por vários planos setoriais, que têm como objetivo viabilizar a implementação das atividades letivas no contexto da pandemia.

Leia também: Bibliotecas da UFC retomam atividades presenciais

Esses planos setoriais, desenvolvidos por diferentes unidades administrativas da UFC, estão anexados ao PPE e podem ser consultados por toda a comunidade universitária. Conheça alguns dos detalhes de cada plano e acesse a íntegra dos documentos:

Plano de Formação para Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia:
O que é: consiste em uma série de atividades formativas voltadas para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Ao longo de junho e julho, têm sido realizados mais de 20 cursos, webinários, oficinas e formações on-line, no Youtube, para auxiliar a comunidade acadêmica na adaptação de conteúdos, na preparação para as atividades remotas e na rotina de estudos nos ambiente on-line e off-line.
Setores responsáveis: Escola Integrada de Desenvolvimento e Integração Acadêmica (EIDEIA) e Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Plano de Apoio aos Estudantes
O que é: trata-se de um conjunto de ações voltadas exclusivamente para os alunos, nas áreas tecnológica, pedagógica e de saúde mental e física. O Plano destaca ações relevantes como a aplicação de testes de covid-19 em estudantes; a distribuição de 6 mil pacotes de Internet móvel para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; a destinação de computadores novos para unidades acadêmicas e residências universitárias; o acolhimento psicológico remoto; a distribuição de quentinhas para alunos moradores de residências universitárias, dentre outras ações em plena execução na Universidade.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)

Plano de Retomada às Atividades Presenciais
O que é: consiste em ações de adaptação dos espaços físicos da Universidade, de modo a garantir o retorno seguro das atividades presenciais, quando estas forem permitidas pelas autoridades e pela administração superior da UFC. Tais ações serão executadas pela UFC Infra, em colaboração com os setores demandantes. O documento também traz orientações quanto ao uso dos espaços físicos (organização de filas, distanciamento entre pessoas, ventilação dos ambientes, limpeza etc.), recomendações por tipologia do ambiente; orientações sobre uso de equipamentos de proteção individual, dentre outros pontos.
Setor responsável: Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra)

Plano de Acessibilidade e Inclusão para Atividades Remotas
O que é: o documento oferece orientações pedagógicas sobre como trabalhar com estudantes com deficiência no ambiente on-line e sobre como tornar as aulas acessíveis. O plano também ressalta a importância do papel dos docentes na elaboração de conteúdos acessíveis na fase do planejamento de suas disciplinas.
Setor responsável: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Planejamento de Atividades de Pesquisa e Pós-Graduação
O que é: consiste em uma série de proposições para a continuidade das atividades da pós-graduação, tais como: a flexibilização e adaptação dos cursos; a virtualização dos processos da PRPPG e das defesas de dissertações e teses; a extensão por cinco meses do prazo regulamentar para a conclusão do curso e defesa de dissertação ou tese; a expectativa de sincronização dos programas de pós-graduação, dentre outros pontos.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)

Diretrizes da Pró-Reitoria de Extensão
O que é: o plano contém orientações sobre as atividades das Casas de Cultura Estrangeira, sobre a adaptação das atividades das ações extensionistas da UFC durante a pandemia e sobre a elaboração de relatórios dessas iniciativas.
Setor responsável: Pró-Reitoria de Extensão (PREX)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.