Procurar no portal

Projeto de Extensão da Enfermagem promove tira-dúvidas sobre coronavírus a pacientes com câncer

Foto com os integrantes do LAONO projeto de extensão Liga Acadêmica de Oncologia (LAON), do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, está promovendo em seu perfil no Instagram um plantão tira-dúvidas sobre coronavírus, voltado a pacientes com câncer. Para acessar o serviço, basta o interessado entrar na rede social da Liga (@laon.ufce) e enviar a dúvida através de mensagem privada, no campo direct.

A atividade acontece em conjunto com o Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), parceiros da LAON desde a sua criação, em 2015. Para os pacientes oncológicos do HUWC e do CRIO, o tira-dúvidas está disponível também através de ligações telefônicas. Nesses casos, o interessado deverá solicitar à equipe de enfermagem da unidade de saúde onde faz o seu tratamento o número telefônico disponível em cada horário.

Segundo os integrantes da Liga, entre as principais dúvidas que têm recebido estão: "Quais são as principais medidas de prevenção para o paciente oncológico?"; "O que fazer com as consultas agendadas? Devo remarcar?" e "O tratamento deve ser interrompido?". Além do aconselhamento individual, a LAON realiza postagens de conteúdo educativo no Instagram e também promove lives com temáticas voltadas ao paciente oncológico, como nutrição e imunidade, teleconsulta na pandemia, câncer de cabeça e pescoço e covid-19, e a prática de pilates durante a quarentena. Através da ferramenta, o projeto tem um alcance médio de 100 pessoas interagindo em sua rede social em cada postagem.

Para atuar no serviço, os acadêmicos receberam um treinamento especial com especialistas da área, bem como contaram com informações alinhadas com as instituições parceiras. Essa colaboração entre LAON, HUWC e CRIO tem propiciado atividades de educação em saúde com pacientes do Ambulatório de Quimioterapia e da Clínica Cirúrgica do HUWC, e com os pacientes do Ambulatório de Radioterapia do CRIO e da Associação Nossa Casa, instituição beneficente e casa de apoio vinculada ao CRIO.

SAIBA MAIS ‒ Além das atividades presenciais de educação em saúde, a LAON desenvolve também pesquisas utilizando a Tele-enfermagem. Atualmente, a Liga conta com 20 acadêmicos de Enfermagem e três professoras do mesmo Departamento, sob coordenação da Profª Andrea Bezerra. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300