Primeiras semanas do PPE: balanço revela saldo positivo de matrículas e traz resultados das medidas da UFC na pandemia

Imagem: Estudante de frente para o computadorA pandemia de covid-19 exigiu da Universidade Federal do Ceará um conjunto de medidas pedagógicas, assistenciais, técnicas e tecnológicas para dar apoio a estudantes e servidores na superação dos desafios. Os resultados dessa política institucional já começam a ser registrados e revelam uma resposta positiva da comunidade universitária.

Balanço realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) mostra que a UFC obteve um saldo positivo de matrículas a partir da implementação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE). No último dia 30 de junho, havia um total de 136.345 matrículas ativas em disciplinas de graduação. Já no dia 3 de agosto, esse número aumentou para 137.105 matrículas.

Isso significa que, mesmo com a flexibilidade oferecida pela UFC para que os estudantes pudessem suprimir componentes curriculares sem qualquer prejuízo em seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), houve mais inclusões do que exclusões de disciplinas pelos alunos no atual contexto da pandemia.

Outro dado relevante é que de 7 de julho ‒ cinco dias após a aprovação do PPE pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) ‒ até 3 de agosto foram registradas 3.370 matrículas novas em componentes curriculares. Isso inclui o caso de alunos que, uma vez tendo concluído alguma disciplina, optaram por se matricular em novas turmas e, assim, ampliar o número de créditos cursados no semestre.

Imagem: Pesquisadora em frente a um computadorAs 3.370 novas matrículas também incluem aqueles alunos que, mesmo tendo optado por suprimir alguma disciplina, resolveram se matricular em outras opções, mais adequadas à sua realidade no modelo de ensino remoto.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, avaliou positivamente os resultados: "Tem sido extremamente positivo o processo de implementação do PPE. A comunidade acadêmica entendeu e se mobilizou em torno do processo. O Plano, elaborado com a participação da comunidade, atendeu aos requisitos pedagógicos e de segurança. Esse é o caminho para superarmos a pandemia. Parabéns a todos que fazem a UFC."

A pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula Ribeiro de Medeiros, também considerou favorável o primeiro balanço do PPE: "Isso nos dá uma interpretação muito positiva dos primeiros resultados. Segundo os números registrados até agora, o discurso de que não haveria mobilização para seguir com o semestre 2020.1 acabou não se sustentando".

O levantamento da PROGRAD também revela que apenas 135 alunos optaram por suprimir todas as disciplinas do semestre (trancamento total), sem prejuízo do IRA. Conforme explicou a Profª Ana Paula, esse tipo de situação não é uma particularidade do contexto da pandemia. "Sempre há os casos de estudantes que, por alguma razão, optam por fazer o trancamento total, para retornar aos estudos em um outro momento. Em 2019.2, em condições 'normais', nós contabilizamos 349 trancamentos totais", exemplificou a pró-reitora.