Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente lança e-book com orientações de saúde e segurança contra a covid-19

Imagem: Capa do e-book com orientações contra a covid-19. Há ilustrações de um médico, uma enfermeira, um entregador de alimentos, um policial e uma estudanteA pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe uma série de desafios para as nações e a comunidade científica internacional. Durante este período, diversos trabalhos e ações têm sido desenvolvidos pelos corpos docente e discente da Universidade Federal do Ceará. Entre eles, está o novo livro Trabalho em tempos de covid-19: orientações para a saúde e segurança, que integra a Coleção de Estudos de Pós-Graduação da Imprensa Universitária da UFC.

A obra está disponível gratuitamente em formato digital (e-book) no Repositório Institucional da UFC e na página da Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente (LISTA) no Instagram. Por conta da pandemia, não há data prevista para um evento presencial de lançamento do livro.

O e-book é fruto de um esforço coletivo de autores de diversas instituições, sob a coordenação e organização dos professores Maxmiria Holanda Batista, Saulo da Silva Diógenes e Edenilo Baltazar Barreira Filho. Participam da publicação alunos da Liga de Saúde, Trabalho e Ambiente (LISTA), da Faculdade de Medicina, e pesquisadores do grupo TRASSUS, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC. Os autores incluem também profissionais de saúde, a exemplo de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. A Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST-CE) foram instituições parceiras do projeto.

A Profª Maxmiria Holanda Batista comenta que os capítulos do e-book discutem aspectos de protocolos de segurança atualizados e baseados nas orientações de organismos nacionais e internacionais. Além dos profissionais da linha de frente no combate à covid-19, a docente cita outros trabalhadores igualmente expostos à contaminação, como pessoal de limpeza, vigilantes, porteiros, contínuos, recepcionistas, motoristas, funcionários administrativos e responsáveis pela engenharia e manutenção de serviços de saúde.

"Com o início da pandemia, focamos a página da Liga na atualização de informações relacionadas à prevenção da covid-19 em trabalhadores dos serviços essenciais. Daí surgiu a ideia de criar o livro com o compilado dessas informações, e foram convidados experts em cada temática ou categorias profissionais para que pudessem compor o material conosco", explica.

A organizadora ressalta que as medidas preventivas contra o coronavírus não devem ser tomadas apenas pelos profissionais individualmente, mas por empresas e outras organizações de trabalho, que também são responsáveis pela saúde dos trabalhadores. "Não é possível uma saída para uma crise sanitária como esta sem que consideremos ações que busquem a promoção, da proteção e da atenção à saúde dos trabalhadores. É preciso estratégias direcionadas não só aos fatores e às condições de trabalho, mas de prevenção e proteção como espaços de cuidado e autocuidado que contribuam para experiências laborais repletas de sentido e que sejam potencializadoras de saúde e de vida", conclui.

Fonte: Profª Maxmiria Holanda Batista, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.