Pesquisa sobre educação ambiental no Ceará resulta em livro; lançamento será nesta quinta (20)

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do CearáPesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará desenvolveram estudo em que analisam o histórico da Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual, organizada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) nas escolas de ensino público. A ideia foi entender como as mostras funcionam como fomento para a educação ambiental no Estado.

O estudo, iniciado como pesquisa de mestrado do hoje doutorando Diego Rodrigues, que resultou no livro Entre margens: a emergência de feiras de ciências sobre educação ambiental, buscou resgatar o histórico de realização das mostras de 2011 a 2015, mas também apresentando o contexto da educação ambiental no Ceará desde o ano 2000, de modo a explicar como as mostras nascem.

Segundo Diego, os eventos surgiram a partir de estímulos às escolas, por meio de políticas públicas estaduais e federais. "Esse é um dos pontos principais do livro. Nos anos 2000, a SEDUC fez cursos de capacitação com os professores das escolas. A ideia era formar educadores ambientais no interior do Ceará", aponta.

"Em seguida, o governo federal promoveu a Conferência Nacional do Meio Ambiente e a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O Ceará foi-se destacando nesses eventos, o que fortaleceu a educação ambiental no Estado e ajudou a inspirar a criação das mostras ambientais para escolas públicas cearenses", conclui o pesquisador.

Outra percepção da pesquisa é que diferentes vertentes da educação ambiental (crítica, conservacionista e pragmática) influenciam as mostras. "Não existe um único tipo de educação ambiental e o evento as mescla. O destaque inovador é que o evento tem um olhar crítico sobre a crise ambiental. Isso é interessante, pois a visão comum e equivocada da maioria das pessoas é a de que a educação ambiental é restrita ao tema reciclagem", ressalta Diego.

Para tornar o estudo possível, foram feitas análises de documentos e entrevistas com os organizadores do evento, de modo a conhecer a história não apenas das mostras mas da própria educação ambiental no Ceará. A pesquisa também rendeu publicações de artigos, como na revista Ciência & Educação, de qualis A1, e na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, de qualis A2.

LANÇAMENTO – O livro Entre margens: a emergência de feiras de ciências sobre educação ambiental, de autoria de Diego Rodrigues e orientação da Profª Raquel Crossara, será lançado nesta quinta-feira (20), às 15h, em uma roda de conversa realizada por meio de Google Meet.

O evento, intitulado Roda de Conversa Virtual: Diálogos sobre Alfabetização Científica e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), terá participação de Diego e da Profª Raquel, bem como do Prof. Leonir Lorenzetti, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, que escreveu a apresentação do livro.

Fonte: Diego Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.