Faculdade de Direito da UFC é a primeira do Nordeste a sediar Módulo Jean Monnet de estudos da União Europeia

Imagem de Jean Monnet com o fundo da bandeira da União Europeia A Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Ceará sediará o Módulo Jean Monnet, iniciativa de ensino e pesquisa vinculada ao Programa Erasmus +, que enfoca estudos sobre a União Europeia (UE). Com a aprovação, a UFC destaca-se como a primeira instituição nordestina a conseguir esse tipo de financiamento da Comissão Europeia. O resultado foi publicado no site do Erasmus no último dia 17.

Para a conquista, a UFC concorreu em um acirrado edital que contou com participação de universidades e centros de pesquisa de todo o mundo. Na categoria em que foi contemplada (Módulos, Disciplinas e Centros de Excelência), um total de 240 instituições foi selecionado, sendo a Federal do Ceará a única de todo o Brasil nesta edição.

As atividades do módulo serão implementadas na FADIR através do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), coordenado pela Profª Tarin Mont'Alverne, em parceria com docentes de universidades do Brasil e do exterior. As iniciativas enfocarão o tema direito europeu, dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável.

"Iremos ofertar a disciplina Direito da Integração para os alunos da graduação no semestre 2020.2 e, para os alunos da pós-graduação, a disciplina A União Europeia como Modelo de Desenvolvimento Sustentável e as Relações com a América do Sul. A disciplina na pós-graduação será em rede e contará com docentes de várias instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Lisboa, Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), Universidade de Buenos Aires e Universidade de Paris", explica a Profª Tarin.

Enfatiza a docente que a aprovação da UFC no Módulo Jean Monnet reflete uma trajetória de estudos no âmbito do direito da União Europeia desenvolvidos pelo GEDAI. "Criamos a linha de pesquisa União Europeia no GEDAI e organizamos o VII Simpósio de Direito Internacional da UFC, que recebeu o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e do Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG, coordenado pela Profª Jamile Mata Diz. Inclusive, o embaixador da UE no Brasil participou do evento", complementa.

Para a coordenadora, as atividades do módulo tanto impactarão a internacionalização das pesquisas da FADIR quanto respondem a uma demanda econômica do Ceará. "O projeto reforçará as parcerias internacionais já existentes, bem como o aumento de acordos de cotutela de doutorado. Especificamente, do ponto de vista do impacto econômico regional, o Ceará acolhe investimento europeu, uma vez que concretizou recentemente dois projetos de hubs. A região é sede de quase uma centena de empresas multinacionais europeias e o ensino do direito europeu responde assim a uma necessidade crescente", afirma.

Fonte: Profª Tarin Mont'Alverne, da Faculdade de Direito da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.