Incremento: UFC amplia bolsas PIBITI e PIBIC e todos os projetos qualificados serão contemplados

O número de bolsas de pós-graduação geridas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará ganhou expressivo incremento em 2020. O aumento de 120 bolsas remuneradas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de 42 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) permite que todos os projetos qualificados pela PRPPG para os dois programas sejam contemplados com, no mínimo, uma bolsa. Desse modo, todas as unidades acadêmicas da UFC puderam ser atendidas (ver imagem abaixo).

Ao todo, serão ofertadas 1.122 bolsas do PIBIC, que engloba o PIBIC Ações Afirmativas. O aumento foi de 11,98% em relação a 2019, devido à cota oferecida pela UFC, que subiu de 200 para 320 bolsas, somada às 602 provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e às 200 ofertadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Imagem: Distribuição de bolsas por unidade acadêmica

Para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), serão disponibilizadas 13 bolsas, um aumento de 30%, que contempla agora toda a demanda qualificada. Quanto ao PIBITI, o número subiu de 39 para 81 devido ao aumento de 9 bolsas disponibilizadas pelo CNPq e de 33 pela Universidade. As bolsas são obtidas a partir de editais nacionais, do CNPq, e estaduais, da FUNCAP.

"A UFC foi muito bem avaliada pelo CNPq em seu relatório de 2019. Durante um cenário em que muitas instituições de ensino superior tiveram a cota de bolsas diminuída, a manutenção do número de bolsas do PIBIC e ampliação da cobertura do PIBITI e PIBIC-EM vêm em um momento decisivo de crescimento da UFC", destaca a Profª Geanne Matos, coordenadora de Pesquisa da PRPPG.

Para ela, "o incremento na concessão de bolsas demonstra a consolidação da pesquisa na Instituição, o compromisso dos professores e a criação de mais oportunidades para os estudantes".

Fonte: Profª Geanne Matos de Andrade, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.