Covid-19: plataforma SOMAR, do PET da Arquitetura, reúne ações solidárias e oferece curso on-line

Imagem: Uma dos objetivos da plataforma SOMAR é agregar mais pessoas para ajudar e mais ações em comunidades para receberem ajuda nessa pandemia da covid-19 (Imagem: Divulgação)Entre as muitas consequências correlatas à pandemia da covid-19, uma delas foi pôr holofotes nas desigualdades sociais. Diante desse quadro de crise sanitária e humanitária, diversas propostas e ações de enfrentamento têm surgido na Universidade Federal do Ceará.

Uma delas partiu do Programa de Educação Tutorial do Curso de Arquitetura e Urbanismo (ARQPET), que criou a plataforma SOMAR ‒ Solidariedade, Mapeamento e Resistência. O objetivo é "unir e mapear informações, divulgar ações solidárias e refletir sobre a situação das comunidades em Fortaleza durante a crise do coronavírus", afirmam os organizadores.

O ARQPET é coordenado pelo Prof. Daniel Cardoso e tem como vice-coordenadora a Profª Clarissa Freitas. Com os alunos, eles criaram a plataforma que, no tópico Ações, lista três atividades, duas delas já em pleno funcionamento. A primeira e de maior abrangência é o Mapa Solidário, onde são divulgadas campanhas de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade em Fortaleza. O objetivo é agregar mais pessoas para ajudar e mais ações para receberem ajuda.

No formulário on-line disponível, representantes de comunidades que precisam de apoio podem se cadastrar. Já as pessoas ou entidades que querem colaborar podem escolher fazer as doações em dinheiro ou mantimentos ou ainda das duas formas. O visitante da plataforma pode também obter, no mapa, informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de renda por bairro e os assentamentos precários de Fortaleza. Os organizadores pensaram nisso como forma de facilitar "a leitura espacial das localidades da cidade que mais sofrem com a falta de infraestrutura".

CURSO ‒ Outra ação disponibilizada na SOMAR é o Curso Solidário realizado remotamente, como forma de o ARQPET dar continuidade às suas atividades neste período de isolamento social e ainda arrecadar doações para a Comunidade Raízes da Praia, no bairro Vicente Pinzon, que o ARQPET acompanha desde 2015.

Destinado a profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Geografia e áreas correlatas, o curso disponibilizado na plataforma é o QGis Básico: Introdução ao Geoprocessamento, com material em vídeo e apostila digital, que dá direito a certificado de seis horas-aula.

Uma outra iniciativa ‒ ainda em construção na plataforma ‒ engloba a iniciativa Covid-19 na Cidade. A intenção é "falar de Fortaleza em meio à pandemia sob o olhar do mapa, gerando relações entre os aspectos socioeconômicos, ambientais e a evolução dos casos", com está explicado na apresentação. O Prof. Daniel informa que resultados parciais ‒ feitos com o cruzamento de dados obtidos na Secretaria da Saúde do Estado (SESA) ‒ já estão disponibilizados em alguns tópicos do Mapa Solidário.

LEITURAS ‒ Na SOMAR, o internauta encontra também o campo denominado Leituras, com diversas sugestões de artigos, reportagens e textos informativos sobre questões relacionadas à covid-19, especialmente sobre o aspecto dos impactos na vida da população em situação de maior vulnerabilidade.
Outras informações podem ser obtidas navegando pela plataforma SOMAR e nos seus perfis no Instagram e no Facebook

Fonte: Prof. Daniel Cardoso, coordenador do Programa de Educação Tutorial do Curso de Arquitetura e Urbanismo (ARQPET) ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.