UFC realiza testes de covid-19 com cerca de 1.700 estudantes de pós-graduação; convocação é feita por e-mail

Imagem: Mulher que faz parte da comunidade acadêmica da UFC, de frente, estendendo a mão para a coleta de sangue, feita por profissional de saúde, que na foto aparece de costas (Foto: Viktor Braga/UFC)A Universidade Federal do Ceará ampliou os esforços de testagem da covid-19 na comunidade universitária e, no último dia 8 de setembro, começou a realizar exames para a detecção da doença também em estudantes de pós-graduação.

Os testes foram adquiridos pela UFC a partir de recursos do Ministério da Educação (MEC) viabilizados pela gestão do reitor Cândido Albuquerque. Os exames vêm sendo aplicados nos vários segmentos da Universidade desde junho deste ano.

A expectativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é que, até 18 de outubro, cerca de 1.700 estudantes sejam examinados. O número foi calculado com base em uma sondagem da PRPPG feita por e-mail, em agosto, na qual os alunos foram questionados, via formulário eletrônico, sobre o interesse em participar.

Aqueles que registraram interesse na testagem estão sendo convocados via e-mail, por ordem alfabética, de acordo com o local de exame. Na mensagem constam data, horário e local em que o aluno deverá comparecer, além de outras informações referentes ao procedimento a ser realizado.

"Todos estão sendo convocados com 48 horas de antecedência. E todos aqueles que responderam ao questionário afirmando o desejo de participar serão chamados", destacou a coordenadora de Pesquisa da PRPPG, Profª Geanne Matos.

A PRPPG informou que, devido a problemas técnicos, estudantes que haviam manifestado preferência por ser testados no Campus do Benfica estão sendo realocados para o Campus do Porangabuçu, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). O mesmo ocorreu com parte dos alunos que registrou interesse em fazer o exame no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Todas essas informações, bem como os detalhes do reagendamento, estão sendo enviadas por e-mail.

PROCEDIMENTOS ‒ Antes de fazer o teste, é necessário que o estudante responda a um questionário sobre seu estado de saúde para fins de registro no Sistema Único de Saúde (SUS). O questionário é obrigatório para a realização do exame e está disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no seguinte caminho: Portal Discente > menu "Outros" > Exame COVID. O resultado do teste estará disponível em até 24 horas no SIGAA.

Os exames são feitos através da coleta de sangue e permitem a identificação de anticorpos IgM e IgG, podendo ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório aos participantes.

MOBILIZAÇÃO ‒ A testagem de estudantes de pós-graduação encerra uma grande mobilização de aplicação de testes na Universidade, iniciada no mês de junho. Trata-se uma das ações mais importantes para a retomada gradual das atividades presenciais na UFC ‒ processo que está em andamento.

De acordo com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da UFC, terão sido testados, ao fim das aplicações, cerca de 13 mil pessoas que integram a comunidade universitária. "Do ponto de vista epidemiológico, esse quantitativo é extremamente significativo, pois, em geral, as testagens dificilmente alcançam mais de 10% da população em questão. No nosso caso, estamos testando aproximadamente 40% da população universitária, algo que poucas instituições do mundo têm condições de realizar", explica o comitê.

Fonte: Profª Geanne Matos de Andrade, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.