Hospital Universitário realiza campanha Setembro Verde para incentivar doação de órgãos e tecidos

Imagem: O HUWC quer incentivar doações porque quase mil pessoas estão à espera de um transplante de órgão ou tecido no Ceará (Foto: Unidade de Comunicação do HUWC/EBESERH)Uma fila de quase mil pessoas está à espera de um transplante de órgão ou tecido no Ceará, segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado. Para lembrar da importância da doação em mais uma campanha Setembro Verde, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), preparou uma série de atividades ao longo deste mês.

Referência em transplantes de fígado, rim, medula óssea, pâncreas e córnea, o HUWC, em parceria com a Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET), da UFC, realiza a primeira edição do curso on-line Transplante de Órgãos e Tecidos: Desafios e Vivências no Contexto Atual. Com duração de 20 horas e totalmente gratuito, o curso começou nessa segunda-feira (14) e segue até 25 de setembro.

Acadêmicos, profissionais e demais interessados na área de transplantes participam do curso. No programa estão palestras interdisciplinares e atuais sobre o transplante no contexto da pandemia de covid-19, com transmissão via YouTube, a partir das 20h. Além do curso, também estão previstos, no hall da Ouvidoria do HUWC, momentos de sensibilização da comunidade hospitalar para a doação de órgãos.

HOMENAGEM – Os serviços de transplante do Hospital Universitário decoraram as unidades com fotos de profissionais de saúde que estão na luta contra a covid-19 e de pacientes transplantados que sobreviveram à pandemia, como forma de homenageá-los. Também organizam cafés para os pacientes agendados para consulta, seguindo as recomendações das autoridades de saúde de evitar aglomerações.

Imagem: Durante a campanha, está disponível para o público o selfie-point Colorindo Vidas com Sua Doação (Foto: Unidade de Comunicação do HUWC/EBESERH)Por fim, desenvolveram e montaram, com apoio da Unidade de Comunicação Social do HUWC, o selfie-point Colorindo Vidas com Sua Doação, ao lado do Serviço de Transplante Hepático, para que usuários do sistema público de saúde possam fazer fotos e reforçar que a doação de órgãos e tecidos salva vidas.

TRANSPLANTES NO HUWC – O chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC e presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Huygens Garcia, afirma que após o período mais crítico da pandemia, em abril e maio de 2020, o número de transplantes realizados no Ceará voltou a crescer. De janeiro a junho de 2020, foram realizados 43 transplantes de órgãos no HUWC, entre rim, fígado e córnea.

Foram feitos, ainda, 38 transplantes de medula óssea no Hospital Universitário neste ano. "Vamos falar da doação de tecidos, que também salva vidas. No transplante de medula óssea, um aspecto importante é a complexidade do tipo de transplante, como a modalidade haploidêntico (transplante entre pessoas parcialmente compatíveis). Somos os únicos do Nordeste a realizar", destaca Fernando Barroso, chefe do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HUWC.

SOBRE A EBSERH – O HUWC faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fontes: Sarah Serafim e Ludmila Wanbergna, da Unidade de Comunicação Social do HUWC/EBSERH – fones: (85) 99265 5460 e 3366 8183