IV Semana do Mar encerra programação neste sábado (26); confira os destaques

Imagem: Quarta edição do Semana do Mar será totalmente on-line, pelo YoutubeTeve início nessa quarta-feira (16), às 19h30min, com palestra da velejadora e escritora Heloísa Schürmann, a quarta edição da Semana do Mar (SEMAR), evento anual realizado pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com várias instituições que também produzem conhecimento sobre o mar. Com temática que privilegia os esportes náuticos e totalmente on-line este ano, em virtude da pandemia de covid-19, a SEMAR acontecerá pelo Youtube, em canal criado especialmente para o próprio evento.

Heloísa falou sobre o tema "Oceanos: educação e cidadania", apresentando sua experiência com algumas práticas dos esportes náuticos. Graduada em Inglês pela New York University, com especialização na área de Pedagogia, Heloísa educou os quatro filhos nas expedições de volta ao mundo da família Schürmann. Ela também desenvolveu o programa pedagógico "Educação na Aventura".

A SEMAR, que se prolongará nos dias 17, 18, 19 e 26 de setembro, visa disseminar conhecimento, conectar pessoas e atrair novos amantes do mar, promovendo a atualização e sensibilização dos participantes em relação ao tema Literacia do Oceano – a compreensão da influência do Oceano nos seres humanos e da nossa influência no Oceano. O evento também se insere no contexto da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2021 a 2030.

Imagem: Heloísa falará sobre o tema "Oceanos: educação e cidadania", apresentando sua experiência com algumas práticas dos esportes náuticosPROGRAMAÇÃO – A programação consta de uma série de webinars ao vivo, com interação entre os palestrantes – do Brasil, do México e da Europa – e o público por meio de chats. Quem interagir nas atividades receberá certificado de participação.

Além da palestra de abertura, nos dias 17 e 18 serão discutidas diferentes abordagens para promover a cultura dos santuários marinhos subaquáticos. Os expositores serão Roberto Díaz Abraham, fundador e presidente do Museo Subacuático de Arte (MUSA), em Cancún (México), e Marc García-Durán, presidente e fundador da Underwater Gardens, em Barcelona, na Catalunha (Espanha).

No sábado (19), Dia Mundial de Limpeza de Praia, a programação abordará, pela manhã, o tema "Riscos de naufrágios para a poluição marinha". À tarde, voltará a tratar da cultura oceânica através dos esportes náuticos, discutindo o tema "Esportes náuticos: perspectivas para o futuro e o MolokaBRA Downwind 2020: esporte, turismo e cultura em prol do desenvolvimento do Ceará".

Imagem: José Manuel Marques, da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) do Ministério do Mar de PortugalNa manhã do dia 26, Dia Mundial do Mar, o público terá a oportunidade de conhecer o Planejamento Integrado do Espaço Marinho, da Marinha do Brasil, e o Atlas Marinho do Ceará, do programa Cientista Chefe Meio Ambiente. Além dele, também está confirmada a participação de José Manuel Marques, da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) do Ministério do Mar de Portugal. Ele apresentará o "Plano do Espaço Marítimo: o caso de Portugal no âmbito das diretivas europeias", um instrumento do ordenamento para o desenvolvimento sustentável da economia do mar, que pressupõe conhecimento do espaço marinho.

No período da tarde, serão apresentados dois temas correlatos: "Pesca amadora", por Felipe Goyanna, da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), que falará sobre a regulamentação da pesca esportiva nacional, e "Mergulho com compressor e rede fantasma", pelo Ten. Rodrigo Cavalcante, da Capitania dos Portos do Ceará.

Simultaneamente à quarta Semana do Mar, acontecerá o 4º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, um fórum de discussão onde os alunos de mestrado e doutorado do programa apresentam os resultados de suas dissertações e teses. A programação, disponível no perfil do LABOMAR no Instagram, será nos dias 17 e 18, com transmissões pelo canal do LABOMAR no Youtube.

Fonte: Profª Maria Ozilea Bezerra de Menezes, diretora do LABOMAR – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.