PRAE vai promover a série de lives Momentos Cuidado da Saúde do Estudante a partir desta semana

Imagem: O psicólogo Pedro Câmara, da equipe da PRAE, coordena a série de lives (Foto: Divulgação)A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará, em mais uma atividade de atenção integral ao estudante, anuncia a realização de uma série de lives denominada Momentos Cuidado da Saúde do Estudante – Mente, Corpo e Processos de Aprendizagem. A programação virtual ocorrerá pelo Instagram da PRAE (@praeufc) a partir do próximo dia 23, todas as quartas-feiras, sempre às 14h.

Como se dará numa rede social, as lives podem beneficiar também o público externo. As primeiras enfocarão questões como ansiedade, depressão e dificuldades de aprendizagem que aumentaram nessa época de isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19.

"Teremos práticas, dicas, orientações e conteúdos para ajudar o estudante em seu percurso de estudo e em sua vida mental e social", afirma o coordenador da iniciativa, psicólogo Pedro Câmara, da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE), da PRAE.

As três primeiras lives agendadas são as seguintes:
23/9 – Práticas de Meditação: Efeitos na Vida, na Ansiedade e Depressão;
30/9 – Perdas na Pandemia: Cuidados à tristeza e ao mal-estar;
7/10 – Aprendizagem e Virtualidade.

As informações divulgadas "serão em geral embasadas em artigos científicos", explica ele. O psicólogo diz ainda que esses três primeiros encontros ao vivo, a serem conduzidos por ele, são um protótipo para servir de guia numa continuidade da série. Na live do dia 7, além dele, haverá a participação da psicopedagoga Carla Duarte e que a intenção para os próximos é levar mais convidados para somar na apresentação dos temas.

AMPLIAÇÃO – A Divisão de Atenção ao Estudante da PRAE já oferece o serviço de acompanhamento psicológico e psicopedagógico a alunos através de grupos terapêuticos e de atendimento individual. Com a pandemia de covid-19, o serviço tem atuado de forma virtual. A porta de entrada é por meio do e-mail da DAE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). De acordo com Pedro, neste período de isolamento social têm se intensificado as queixas dos estudantes quanto a quadros principalmente de ansiedade e depressão.

Aliadas a isso, eles expressam dificuldades em relação ao aprendizado que tem sido feito de forma remota, acentua o psicólogo. Os problemas relatados pelos alunos envolvem questões para acessar o ambiente virtual e conciliar os estudos com a rotina de casa e da família, principalmente.

Num levantamento feito na DAE, de março até meados deste mês, foram realizados 220 acolhimentos, que consistem em um serviço no qual se realiza uma escuta de demandas de natureza psicopedagógica e de sofrimento psíquico de estudantes de cursos presenciais da UFC. São pontuais, mas que podem se estender por outros encontros para conversas do aluno com alguém da equipe. Além desse serviço, foi dado seguimento aos acompanhamentos, de natureza mais prolongada.

Nesses casos, os números desde março são: 47 alunos em grupos de apoio psicológico; 55 pessoas em acompanhamento psicológico individual; 96 pessoas em intervenção psicopedagógica de grupo; e 48 pessoas em atendimento psicopedagógico individual. Tanto os acolhimentos como acompanhamentos são feitos de forma remota. No site da PRAE é possível saber mais informações sobre esses serviços.

Foi a partir das demandas apresentadas nesses encontros que surgiu a ideia das lives para falar dessas dificuldades "de forma mais aberta e focada na psicoeducação". Com a equipe de psicólogos e psicopedagogos da PRAE será possível "dar informações que vão ajudar no bem-estar do aluno, no seu desenvolvimento nos cuidados com os processos de aprendizagem", reforça Pedro.

Imagem: A PRAE lançou no mês passado o e-book "Reaprendendo a vida… em tempos de pandemia" (Foto: Divulgação)QUALIDADE DE VIDA – A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo, reforça que a PRAE "tem priorizado o acolhimento e a atenção integral ao estudante, indo além dos aspectos sócio-econômicos e criando espaços para reflexão e melhoria da qualidade de vida na academia". Entre as iniciativas da PRAE algumas se estendem também aos servidores.

"Já realizamos curso com os servidores sobre como combater o estresse, e meditação e diversos florescimentos vem dessa busca pela melhor saúde mental e social", diz. A DAE também elaborou um livro sobre como superar os desafios da pandemia. Para a pró-reitora, "essa etapa das lives é um aprofundamento dessa dedicação à atenção integral à comunidade acadêmica".

Fontes: Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, e Pedro Câmara, da Divisão de Atenção ao Estudante (DAE), da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE), da PRAE – e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.