UFC e Prefeitura de Fortaleza discutem ações para o município no âmbito da chancela Cidade Criativa

Imagem: Da esquerda para a direita: a vice-coordenadora da CERIF, Joana Nogueira; a titular da CERIF, Patrícia Macêdo; e o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque (Foto: Viktor Braga/UFC)A administração superior da Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza iniciaram a discussão de ações para o município no âmbito da chancela de Cidade Criativa do Design, concedida à capital cearense em outubro do ano passado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Participaram da reunião, ocorrida na tarde de ontem (23), o reitor Cândido Albuquerque; Patrícia Macêdo, titular da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de Fortaleza (CERIF); e a vice-coordenadora da CERIF, Joana Nogueira.

A chancela é concedida pelo organismo internacional a cidades que contribuem com soluções criativas e inovadoras, possibilitando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO e beneficiando a qualidade de vida de comunidades urbanas.

No mundo, são cerca de 270 cidades criativas, em áreas como cinema, literatura, design, gastronomia e mobilidade urbana. Esta foi a segunda tentativa de Fortaleza de obter a honraria, que só pode ser solicitada a cada seis anos. Na mais recente edição, 10 cidades brasileiras submeteram candidaturas ao título, e quatro foram pré-selecionadas: Fortaleza/CE (Design), Aracaju/SE (Música), Belo Horizonte/MG (Gastronomia) e Cataguases/MG (Cinema). As escolhidas foram Fortaleza e a capital mineira.

Durante a reunião, as representantes da CERIF apresentaram para o Prof. Cândido Albuquerque a logomarca Fortaleza – Cidade Criativa do Design, desenvolvida por meio de concurso cultural lançado no começo deste ano, cujo vencedor foi o designer Rafael Barreira, da organização social Instituto Iracema.

De acordo com Patrícia Macêdo, após a oficialização da chancela e o desenvolvimento da marca, a hora é de unir esforços para viabilizar ações que fomentem o posto para a cidade, articulando segmentos como turismo, indústria criativa, cultura e, especialmente, as universidades.

A aproximação será benéfica, assegura o reitor. Ele destacou que a UFC, por meio de cursos como Arquitetura e Urbanismo, Design, Administração Pública e os das áreas de artes e comunicação, "precisa contribuir tanto pelo envolvimento desses campos com a questão urbana quanto por serem áreas que dão vazão à criatividade em sua atuação".

No encontro, as representantes da CERIF convidaram ainda o reitor para escrever o prefácio da quarta edição da coleção de livros Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, a ser lançada em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e as Edições UFC.